Hospital Santo Antônio figura entre os melhores hospitais do Brasil
Instituição tem 92% dos atendimentos pelo SUS.
Foto: Divulgação
Divulgado nesta quinta-feira, 02 de março, o ranking “World’s Best Hospitals 2023” formulado pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista Inc, coloca pela primeira vez, o Hospital Santo Antônio no ranking dos melhores hospitais do Brasil.
Para o levantamento, mais de 80.000 especialistas médicos, de 28 países, foram convidados a participar da pesquisa on-line. Os participantes foram convidados a recomendar hospitais de seus países, e, de outros países participantes. Foram proibidas recomendações para o próprio empregador / hospital.
Rafael Branco Bertuol, Gerente Geral do Hospital Santo Antônio, a classificação é de extrema importância. “Um dos maiores centros filantrópicos de excelência voltados a saúde, com 92% de seus atendimentos pelo SUS, está no Hall dos melhores Hospitais do Brasil. Nosso hospital, Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação, referência quando o assunto é gestão, governança clínica e cuidado centrado no paciente, agora tem seu destaque reconhecido mundialmente”, acrescenta.
Metodologia da Pesquisa
– Resultados de pesquisas de experiência do paciente, dados que estão disponíveis publicamente de pesquisas já existentes. Exemplos de pontos de pesquisa incluem: satisfação geral com o hospital.
– Métricas de qualidade hospitalar, com dados sobre a qualidade do tratamento e medidas de higiene, por exemplo.
– Pesquisa de implementação de PROMS (Patient Reported Outcomes, ou Desfechos Relatados pelo Paciente) que são questionários padronizados preenchidos por pacientes para medir itens como percepção de bem-estar funcional e qualidade de vida.
– Indicação por especialistas médicos, foram proibidas recomendações para o próprio empregador/hospital.
– As pontuações finais foram calculadas, para cada um dos hospitais, em cada uma das quatro categorias: Recomendação de pares (49% nacional, 5% internacional): experiência do paciente (14,5%), métricas de qualidade hospitalar (29%), implementação de PROMs (2,5%).
– Cada hospital, em cada país, é classificado por uma pontuação diferente. As pontuações são comparáveis apenas entre hospitais no mesmo país, porque diferentes fontes de experiência do paciente e KPIs (Key Performance Indicator, ou, Indicador-Chave de Desempenho) médicos foram examinadas em cada país. Como não foi possível harmonizar esses dados, não é possível fazer comparações das pontuações entre países (uma pontuação de 90 no país A não significa necessariamente que este hospital seja melhor do que um hospital com uma pontuação de 87 no país B).
Saiba mais sobre a pesquisa, CLICANDO AQUI.
Por Júlia Laurindo