Comunidade

Hospital de Pomerode registra recorde de mais de 98 mil atendimentos em 2023

Outro número de destaque foi o crescimento de 78% nas cirurgias oftalmológicas

29 de janeiro de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

O Hospital e Maternidade Rio do Testo divulgou os números de atendimentos e procedimentos realizados pela instituição durante o ano de 2023.

Segundo os dados divulgados, ao longo do ano, o HMRT realizou:

Atendimento de 98.621 pacientes;

– 7.477 cirurgias;

– 4.496 cirurgias oftalmológicas;

– 36.288 exames de imagem;

– 3.897 internações;

– 503 partos;

– 37.319 outros exames.

A diretora executiva do HMRT, Daiane Aline Uller, afirmou que, em 2023, a instituição alcançou recorde, com 98 mil atendimentos durante 2023. “Isso reflete o desenvolvimento do município e Estado. O turismo local, impulsionado pelas empresas, destaca a interconexão entre saúde e progresso. Ao receber pacientes também de diversos Estados e Países, nosso hospital não apenas trata, mas acolhe histórias únicas. Valorizamos a confiança depositada em nós, comprometendo-nos a oferecer cuidados excepcionais a cada indivíduo”, destacou Daiane.

Além dos atendimentos, o HMRT alcançou aumentos expressivos, em relação a 2022, especialmente nas cirurgias, com um aumento total de 57%. As cirurgias oftalmológicas lideram esse crescimento, atingindo 78% de aumento no número de procedimentos realizados.

“Essa conquista reflete nosso dedicado trabalho nessa especialidade nos últimos 10 anos, resultando também em um aumento de 22% nas internações”, frisou Daiane.

 

Novidades em 2023

Além dos números expressivos apresentados, o Hospital e Maternidade Rio do Testo teve, em 2023, novos serviços e exames, como por exemplo a implantação e condução de biópsias guiadas por ultrassonografia, em áreas como mama, tireoide e próstata.

Além disso, pioneiramente, o HMRT realizou cirurgias odontológicas em pacientes especiais, lideradas pelo Dr. Marco Aurélio Dessessards em colaboração com outros profissionais da Secretaria de Saúde Municipal.

Vale, destacar, também, a realização bem-sucedida da primeira cirurgia de Discectomia lombar, liderada pelos renomados cirurgiões ortopédicos Dr. Luciano Alves de Oliveira e Dr. Guilherme Schlusaz Morais. “Essas realizações refletem um compromisso excepcional com a inovação e cuidado médico de alta qualidade”.

Para a diretora executiva do HMRT, ao longo do ano passado também houve diversos desafios, sendo um dos principais o gerenciamento dos recursos financeiros, uma vez que o Hospital é uma Instituição filantrópica e com a prestação de serviços em 73% ao SUS.

“Mas contamos com apoio e desenvolvimento das nossas equipes seja no controle ou na produtividade, também um apoio excepcional da comunidade, das empresas parceiras que não medem esforços para apoiarem e contribuírem de alguma forma com o Hospital. Toda vez que a comunidade nos prestigia sendo nos eventos realizados durante o ano e também utilizando nossos serviços está nos dando uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento da Instituição como um todo e em troca podemos com muito orgulho e satisfação desempenhar nossa missão de prestar assistência em saúde de forma humanizada e segura buscando a qualidade de vida”, disse Daiane.

A instituição celebrou, ainda, conquistas e melhorias que foram desenvolvidas ao longo do ano como a Revitalização e Adequação da Unidade de Pronto Socorro com a implantação do serviço voltado ao público convênio e particulares, a adequação do novo necrotério trazendo um espaço mais reservado e um conforto aos familiares no momento singular da perda de seus entes queridos e amados.

“Melhorias nos espaços físicos para proporcionar um melhor acolhimento e conforto aos nossos pacientes. Também realizamos aquisições de alguns equipamentos importantes a assistência e manutenção a vida dos pacientes como dois respiradores/ ventiladores com alto fluxo de ventilação utilizados em pacientes críticos, equipamento completo de vídeo para as cirurgias, além de mobílias como camas, poltronas e equipamentos e acessórios menores. Ampliamos as especialidades trazendo mais profissionais médicos, expandimos horários de funcionamento do Centro de Diagnóstico por imagem até as 22h. Fortalecemos alguns serviços como: clínica médica, anestesiologia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Foi um ano de trabalho árduo, mas avaliamos os resultados como satisfatórios, refletindo nosso compromisso em proporcionar o melhor cuidado em saúde aos nossos pacientes”, enumerou a diretora executiva.

Da mesma forma, em nome da diretoria da instituição, Daiane destacou o compromisso para continuar oferecendo serviços da melhor forma possível para a comunidade, em 2024.

“Em 2024, prosseguiremos com nossa estratégia planejada até 2025. Concentraremos nossos esforços na diversificação e maximização de receitas, na captação de recursos públicos e privados, na melhoria das qualificações dos atendimentos, no aprimoramento da integração com o corpo clínico, na otimização dos recursos de sistemas de gestão e na capacitação contínua de nossas equipes”, finalizou.

Notícias relacionadas