- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Homem morre após sofrer choque térmico durante onda de calor, em Joinville
A temperatura estava em torno de 36°C, com a sensação térmica de 52°C

Foto: divulgação/CBMSC
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, um homem de 58 anos morreu após sua temperatura corporal atingir 43°C devido ao calor extremo, em Joinville.
Durante a tarde, ele procurou ajuda na sede da Ajorpeme, relatando dores fortes no estômago. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram imediatamente acionados para prestar atendimento. O homem foi encaminhado a um hospital da região, mas, infelizmente, não resistiu e veio a falecer.
A causa da morte ainda será confirmada por necropsia, porém, os sintomas apresentados são compatíveis com a intermação, mais conhecida como choque térmico.
No momento em que o homem pediu socorro, a temperatura em Joinville estava em torno de 36ºC, mas a sensação térmica chegava a 52ºC.
Como identificar e agir em casos de intermação: Caso presencie alguém com sintomas de choque térmico, é importante agir rapidamente. Primeiramente, acione o Samu e, enquanto a ajuda não chega, retire a vítima do ambiente quente. Aplique água fria sobre o corpo e deite a pessoa com o tronco ligeiramente elevado. Use compressas úmidas e frias na cabeça, pescoço, axilas e virilhas.
Se a vítima estiver desacordada ou sonolenta, não ofereça água para beber, pois isso pode levar ao risco de broncoaspiração, agravando o quadro.