Bombeiros

Homem entra em rio para nadar e morre afogado, em Timbó

Vítima foi retirada da água por um popular, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação feitas pelos bombeiros e equipe do Arcanjo-03

8 de fevereiro de 2026

Foto: CBMSC/Divulgação/Imagem ilustrativa

Um homem morreu após se afogar em um rio no município de Timbó, no Vale do Itajaí, na noite deste sábado, 07 de fevereiro. A ocorrência foi atendida por volta das 18h32, pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio do helicóptero Arcanjo-03.

De acordo com os bombeiros, as guarnições foram acionadas para atender a ocorrência de afogamento em rio. Durante o deslocamento, foi solicitado o apoio aéreo do Arcanjo-03.

Ao chegar ao local, a equipe confirmou a gravidade da situação. A vítima já havia sido retirada da água e encontrava-se em decúbito dorsal, com grau 6 de afogamento e em parada cardiorrespiratória (PCR).

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

Um popular que estava no local relatou que pescava junto com a vítima quando o homem, maior de idade, decidiu entrar no rio para nadar. Após alguns minutos na água, ele começou a apresentar sinais de afogamento e, em seguida, submergiu. O popular entrou no rio e conseguiu retirar a vítima da água, aguardando a chegada dos bombeiros.

Imediatamente, a guarnição iniciou o protocolo de reanimação para vítimas de afogamento, com monitoramento por Desfibrilador Externo Automático (DEA). Foram realizados sete ciclos de compressões torácicas e ventilações. Pouco depois, a equipe do Arcanjo-03 chegou ao local e assumiu o atendimento com suporte avançado.

Apesar de aproximadamente 45 minutos de manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), a equipe médica do Arcanjo-03 declarou o óbito ainda no local.

Notícias relacionadas