Polícia

Homem apresenta documento falsificado durante abordagem, pula no rio para tentar fugir e é preso, no Médio Vale

O indivíduo também tinha um mandado de prisão ativo contra si, expedido em São Paulo

27 de abril de 2024

Foto: Arquivo JP

Na tarde desta sexta-feira, 26 de abril, um homem foi preso após apresentar um documento falso e tentar fugir da Polícia Militar, pulando no Rio Itajaí-Açu durante fuga, no Médio Vale do Itajaí.

O caso ocorreu no município de Indaial, na Avenida Brasil, bairro Rio Morto, por volta das 16h30min, enquanto a PM realizava uma barreira de trânsito.

A guarnição abordou um veículo I/JAC J3 e, como procedimento padrão adotado, foi solicitado ao condutor para que apresentasse o seu documento de habilitação, bem como, o CRLV do veículo.

Ao consultar os documentos na base de dados, constatou-se indícios de inautencidade/falsificação na CNH de nome do condutor. Dessa forma, segundo a PM, iniciou-se uma entrevista com o motorista para obter mais informações.

Neste momento, o condutor, que foi identificado posteriormente na Delegacia de Polícia, saiu do veículo, e abriu a sua carteira de documentos. Quando ele o fez, os policiais perceberam o homem possuía uma bucha de substância análoga a cocaína, assumindo ser para seu consumo próprio. O homem também demonstrava inquietação similar ao uso de entorpecente.

De acordo com a Polícia Militar, o homem insistia em não manter uma distância de segurança da guarnição policial e, em ato contínuo, o indivíduo tentou fugir da guarnição, que prontamente reagiu com a força física, fim de mantê-lo no local da abordagem.

O homem foi algemado, com o intuito de preservar a integridade da guarnição policial, do agente e para evitar a fuga. Quando os policiais tentaram reiniciar a entrevista com o indivíduo, ele continuava resistindo e fornecendo informações vagas (não sabia seu CPF, sua data de nascimento e nome da mãe divergentes do documento apresentado).

Foi quando o empreendeu fuga para a região de mata, que ficava próxima ao local da abordagem. Ao adentrar na região de mata, ainda algemado, o homem pulou no Rio Itajaí-Açu, retornando logo em seguida para o solo, momento em que foi efetuado um disparo da pistola incapacitante Spark.

Neste momento, ele caiu, e, sozinho, retirou os dardos afixados, restando escoriações pelo corpo devido à queda e ao dardo. Em seguida ele continuou empreendendo fuga, até adentrar em uma empresa, e esconder-se num veículo que estava sendo lavado. Foi solicitado apoio de outras guarnições, o que tornou possível deter o indivíduo. Após a contenção, foi dada voz de prisão ao indivíduo, momento em que foi orientado dos seus direitos constitucionais, dentre os quais o de permanecer em silêncio, bem como da assistência da família e de advogado, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Indaial para identificação.

Na Delegacia, foi constatado que o homem também tinha um mandado de prisão ativo em seu nome, expedido pelo Tribunal do Estado de São Paulo. O homem foi então conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Blumenau para as devidas diligências penais. O veículo foi removido ao pátio do guincho conveniado.

 

Notícias relacionadas