Saúde

HMRT adquire novo equipamento intensificador de imagem, com recursos municipais e recebidos por emenda parlamentar

Os recursos destinados à compra do equipamento conhecido como Arco em C foram repassados pela Câmara de Vereadores de Pomerode e por emenda parlamentas do Deputado Estadual Vicente Caropreso

25 de março de 2024

Foto: Divulgação / HMRT

O Hospital e Maternidade Rio do Testo, de Pomerode, agora conta com mais um equipamento que auxilia no trabalho dos médicos em diversos tipos de cirurgias, realizadas na instituição.

O intensificador de imagem, também conhecido como Arco em C, é utilizado em cirurgias para fornecer imagens em tempo real durante procedimentos delicados, como cirurgias ortopédicas, urológicas e cardiovasculares.

“Ele permite que os cirurgiões visualizem o interior do paciente com precisão, facilitando intervenções mais seguras e eficazes. Os benefícios incluem maior precisão na colocação de implantes, redução do tempo cirúrgico e minimização dos riscos para o paciente”, afirma a Diretora Executiva do HMRT, Daiane Aline Uller.

O equipamento foi adquirido com recursos repassados pela Câmara Municipal de Vereadores e por emenda parlamentar do Deputado Estadual Vicente Caropreso.

“Realizamos esse pedido à Câmara de Vereadores, através do vereador Dr. Marco Desessards, e também ao Executivo Municipal com conhecimento e alinhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde. Também realizamos o pedido ao Deputado Vicente Caropreso, com o qual tivemos a indicação de uma emenda impositiva para custeio de 150 mil reais para contribuir com o valor do investimento e aquisição do equipamento. Sendo, então, 400 mil reais destinados da Câmara de Vereadores, pelo Executivo Municipal, e 150 mil destinados por emenda parlamentar do Deputado Dr. Vicente Caropreso. Para a aquisição deste equipamento, tem recurso de muita gente comprometida com a saúde de Pomerode”, explica a Diretora Executiva.

Ainda segundo a diretoria do HMRT, equipamento foi adquirido por meio de importação, o que resultou em um valor mais acessível. Enquanto o investimento estimado para compra direta era de R$ 780 mil, a importação reduziu esse custo para R$ 560 mil.

Foto: Divulgação / HMRT

 

O equipamento chegou ao Hospital em 02 de fevereiro, porém a diretoria aguardou a chegada do técnico responsável da empresa para montagem e capacitação das equipes sobre seu funcionamento. Assim, o equipamento foi disponibilizado para uso efetivamente em 09 de fevereiro.

“Gostaríamos de expressar nossa gratidão pela disponibilização desse recurso tão importante para o nosso Hospital. Agradecemos imensamente o apoio da administração municipal, dos vereadores, do Deputado Estadual Dr. Vicente e demais envolvidos nesse processo. Com esse equipamento, poderemos oferecer um atendimento ainda mais eficaz e seguro aos nossos pacientes. Estamos sinceramente gratos por todo o suporte e colaboração. A aquisição do Arco em C representa mais um passo na busca contínua por oferecer um atendimento de qualidade e segurança à população, reafirmando o compromisso do Hospital e Maternidade Rio do Testo com a excelência no cuidado com a saúde”, finaliza Daiane.

Foto: Divulgação / HMRT

Notícias relacionadas