- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Histórico: trio de arbitragem feminino comanda partida da Copa do Mundo
É a primeira vez, em 92 anos, que um jogo terá somente mulheres como árbitra e assistentes.

Foto: MB Media / Getty Images
Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, um trio de arbitragem exclusivamente feminino vai comandar, pela primeira vez, uma partida masculina, numa Copa do Mundo.
E tem brasileira neste trio. É a catarinense Neuza Inês Back, que junto com a mexicana Karen Diaz, vai dar assistência à juíza francesa Stéphanie Frappart, na partida entre Costa Rica e Alemanha.
Essa é a primeira vez, em 92 anos de Copa do Mundo, que mulheres vão compor o grupo de arbitragem do campeonato.
Ao todo, seis mulheres foram escaladas para a equipe de arbitragem. As outras são Salima Mukansanga, de Ruanda, Yoshimi Yamashita, do Japão, e Kathryn Nesbitt, dos Estados Unidos.
A representante brasileira tem currículo extenso. Natural de Saudades, Neuza Inês Back já arbitrou mais de 100 partidas do Campeonato Brasileiro, atuou nas Olimpíadas de 2016 e 2020, foi assistente na Copa do Mundo Feminina, em 2019, e participou do Mundial de Clubes masculino de 2020, no Catar.
Valendo vaga para próxima fase, Costa Rica e Alemanha se enfrentam nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), pela última rodada do Grupo E. O jogo acontece no Estádio Al Bayt, em Al Khor.
Com informações: Agência Brasil