Bombeiros

Helicópteros Arcanjo terão bolsas de sangue para transfusão

Iniciativa pretende garantir maiores chances de sobrevida aos pacientes e é inédita no Brasil, segundo o Hemosc.

20 de julho de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

O Grupo de Resposta Área de Urgência (Grau-Arcanjo) conta com mais um recurso para atender os acidentes, a partir desta quarta-feira, 20 de julho. Os helicópteros passam a carregar bolsas de sangue para realizar transfusões durante os atendimentos de extrema urgência.

A iniciativa é inédita no Brasil, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), e pretende garantir maiores chances de sobrevida aos socorridos.

As primeiras bolsas de sangue já foram entregues e estão armazenadas na sede do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Elas ficam acondicionadas em caixas térmicas para o transporte, quando a unidade for acionada para atendimento.

Se necessário, o sangue poderá ser transfundido no atendimento pré-hospitalar. Todo o processo terá um médico responsável e todos os atos serão devidamente registrados e controlados.

Para a realização do projeto, o Hemosc buscou orientação do médico referência na área Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh (EUA), além de pesquisas e reuniões entre as equipes especializadas.

Fonte: G1 / SC

 

Notícias relacionadas