Comunidade

Grupo ENM promove simulado de resposta a situações de incêndio

Trabalho foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pomerode

17 de junho de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

Visando aprimorar a resposta de toda a equipe diante de uma situação de emergência, o Grupo ENM realizou nesta semana, nas empresas: Welttec, Zee Rucci e Link Comercial, simulados de evacuação e resgaste em casos de incêndio.

O simulado foi coordenado pelo instrutor Valdecir Kreuch, da VK Treinamentos e exercitou o trabalho de resposta das equipes da brigada de emergência, bem como a evacuação dos prédios, simulando uma situação de incêndio.

A ação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, que também treinou técnicas de resgate em situações de incêndio.

Na sede da Link Comercial – Importação e Exportação, o simulado treinou a evacuação de cerca de 200 colaboradores, bem com a resposta de sua equipe da brigada de emergência. De acordo com o instrutor do treinamento, a saída de todos os colaboradores das dependências da empresa levou 5min02s.

Além disso, a brigada de emergência atuou na contenção de um foco de incêndio e resgatou uma “vítima” que teria ficado presa em uma das salas afetadas pela fumaça do incêndio.

De acordo com o instrutor, o tempo de resposta na Link Comercial foi considerado bom. “O tempo feito é muito bom, pois tiramos 200 pessoas em cinco minutos, de uma empresa deste porte”, afirmou.
Kreuch explicou, ainda, que simulados assim são organizados no Grupo ENM pelo menos duas vezes por ano, seguindo as normas NR 23 (federal relacionada à segurança do trabalho), e IN 31, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

“Seguindo estas normas, é preciso realizar o simulado duas vezes por ano, cronometrando o tempo de evacuação e resposta, calcular o número de pessoas a ser retirada do local e tudo precisa ser registrado em ATA. Destes dois simulados, um é avisado à equipe o outro é organizado sem que a brigada saiba, apenas como proprietário ciente sobre dia e horário, para avaliar como é a resposta em uma situação o mais próxima possível de uma realidade de emergência”, destaca.

Confira algumas imagens de como foi o simulado realizado na Link Comercial, do Grupo ENM:

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

Notícias relacionadas