- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
“Grande paralisação lunar” ocorre nesta sexta; saiba como assistir
Evento ocorre a cada 18 anos e seis meses

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa
Nesta sexta-feira, 21 de junho, será possível ver “a grande paralisação lunar”. Este é um fenômeno lunar raríssimo que acontece a cada duas décadas.
O fenômeno, que também pode ser chamado de lunítisico, acontece quando a Lua desloca-se mais alto no céu, aparentando estar parada para nós que a observamos.
O evento ocorre quando a Lua e a Terra atingem o seu máximo nível de inclinação. Com isso, a Lua nasce no ponto nordeste do horizonte e se põe na posição noroeste. Esse movimento faz com que o astro permaneça por um maior período no céu.
Isso ocorre a cada 18 anos e seis meses. O evento vai acontecer a partir desta sexta-feira, 21 de junho, esse vai ser o melhor dia para observar o fenômeno, já que hoje será Lua Cheia.
Não será possível observar do Brasil, mas será feita uma transmissão ao vivo da grande paralisação a partir do Stonehenge, o monumento de pedras localizado no Reino Unido. A transmissão a partir do Stonehenge é realizada pela conexão da arquitetura do monumento com os astros.
Essa transmissão acontecerá às 17h30mn (Horário de Brasília), no canal da English Heritage.
Você pode conferir clicando neste link: https://www.youtube.com/live/nZHaqSf8VxM?si=wzy57myaQj9hU_eF
Segundo a English Heritage – Empresa que administra o monumento, acredita-se que essa construção foi influenciada por uma grande paralisação lunar, pois alguns eixos se alinham quando a Lua está na posição do fenômeno.
Tags: