Mundo

Governo do Líbano renuncia após explosão e protestos

O Líbano enfrenta sua pior crise econômica em décadas e ainda lida com o aumento de casos do novo coronavírus

10 de agosto de 2020

O governo do Líbano anunciou nesta segunda-feira, 10 de agosto a renúncia de todos os membros do gabinete que administra o país.O Primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, também anúnciou a renúncia do cargo. Decisão surge menos de uma semana depois que uma grande explosão no porto de Beirute matou mais de 160 pessoas, e cujas suspeitas de negligência por parte das autoridades libanesas desencadearam protestos ao longo do último fim de semana.

Uma fonte ministerial do alto escalão disse à CNN que acredita que o governo passará à condição de interino ainda nesta segunda. Até então, três ministros e sete membros do Parlamento já haviam anunciado que deixariam seus cargos.

O Líbano enfrenta sua pior crise econômica em décadas e ainda lida com o aumento de casos do novo coronavírus. Após a explosão, aumentaram as acusações de corrupção e má administração.

O gabinete do governo, formado em janeiro com o apoio do poderoso grupo Hezbollah e seus aliados, se reuniu hoje. Mas antes mesmo do encontro, fontes ministeriais e políticas já diziam que muitos ministros pretendiam renunciar.

 

 

Explosão agravou crise

A explosão de terça-feira, 04, destruiu a região do porto de Beirute e causou estragos em toda a capital libanesa. Ao menos 163 pessoas morreram, mais de 5 mil se feriram e 300 mil ficaram desabrigadas, segundo autoridades do país.

Horas depois, o primeiro-ministro do país, Hassan Diab, disse que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, um material altamente explosivo, vinha sendo armazenado em um depósito perto do porto há seis anos, “sem medidas preventivas”.

O presidente Michel Aoun afirmou que considera como causa da explosão interferência externa, acidente ou negligência. Uma investigação sobre o caso está em andamento e, até o momento, as autoridades não confirmaram oficialmente o que desencadeou a explosão.

Diante disso, a população foi às ruas pressionar pela renúncia de todos os membros do governo. As manifestações dos últimos dois dias foram as maiores desde outubro. Os manifestantes também acusam a elite política libanesa de desviar recursos do país para benefício próprio.

Com informações e CNN Brasil e Reuters

Notícias relacionadas