Gincana com quiz trabalha direitos e deveres das pessoas com deficiência, na Apae de Pomerode
Ação faz parte da Semana Alusiva à Autodefensoria

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode
Nesta sexta-feira, 14 de julho, uma ação especial foi realizada na Apae de Pomerode. Como parte da Semana da Autodefensoria, alunos da turma Preparação para Iniciação no Mercado de Trabalho participaram de um quiz a respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência.
O quiz foi organizado pelos autodefensores da Apae de Pomerode, Elmo F.C. Blaese Junior e Thais Patrícia Lourenço, além da suplente, Elisiane Wirth, bem como pela turma de Preparação para Iniciação no Mercado de Trabalho, que possui 15 alunos participando.
O objetivo da ação foi valorizar e promover o trabalho dos autodefensores.
“Preparamos o momento da gincana com quiz, uma brincadeira de perguntas e respostas escolhida pelos alunos, para elucidar o que trabalhamos neste primeiro semestre, a LBI, Lei Brasileira de Inclusão. Foi uma ação escolhida pelos alunos e que tornou possível trabalharmos ainda mais pontos importantes a respeito dos direitos e deveres da pessoa com deficiência”, afirma a psicóloga da Apae, Heloísa Helena da Silva.
Os alunos também levaram as perguntas e respostas para casa, para estudarem com a família sobre o tema, promovendo um momento de integração e estudo conjunto, o que também foi um dos objetivos da ação.
“Não basta os educandos saberem dos direitos, os familiares precisam saber sobre o tema também, e a gincana também foi uma forma de fazer esta extensão, este trabalho em conjunto com as famílias”, complementa Heloísa.
A iniciativa da Autodefensoria, realizada na Apae, tem o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência, incentivando que eles mesmos possam buscar a garantia destes direitos, que tenham autonomia para tal. “Tudo que trabalhamos é para fomentar a iniciativa deles, lá fora, no mercado de trabalho, na sociedade como um todo, buscar a independência e autonomia, sabendo de seus direitos e tendo consciência dos deveres que devem cumprir”, enaltece Heloísa.
O projeto da Autodefensoria ocorre a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, na Apae de Pomerode.