Geração Beta: saiba como será a nova era de bebês nascidos a partir de 2025
Uma das características marcantes dessa geração, é o fato de crescer em um cenário repleto de desafios sociais e ambientais
Foto: Envato Elements
Os bebês que nascerem a partir de janeiro de 2025 farão parte da chamada Geração Beta, que abrange indivíduos nascidos entre 2025 e 2039. De acordo com Mark McCrindle, futurista especialista em tendências geracionais, essa nova geração será composta principalmente pelos filhos dos membros mais jovens da Geração Y (Millennials) e dos mais velhos da Geração Z. Em 2035, a Geração Beta representará cerca de 16% da população global.
Uma das características marcantes dessa geração, segundo McCrindle, é o fato de crescer em um cenário repleto de desafios sociais e ambientais, como as mudanças climáticas e as transformações demográficas globais. Portanto, a conscientização ecológica e a capacidade de adaptação às adversidades ambientais serão habilidades essenciais para as crianças dessa geração.
Assim como cada geração tem comportamentos e valores próprios, a Geração Beta será moldada por um ambiente mais digital e conectado do que qualquer uma das anteriores. A tecnologia, como sempre, desempenha um papel crucial na formação dessa nova geração, e isso tem impactos profundos em sua visão de mundo.
Linha do tempo das gerações
Baby Boomers (1947-1963)
- Contexto histórico: Pós-Segunda Guerra Mundial.
- Características: Valorizam estabilidade no trabalho e na vida pessoal, mas se sentem desafiados pelas rápidas mudanças tecnológicas.
- Tecnologia: Adotaram a tecnologia tardiamente, consumindo informação majoritariamente através de meios tradicionais, como a TV.
Geração X (1964-1983)
- Contexto histórico: Guerra Fria e surgimento da Era Digital.
- Características: Buscam independência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Tendem a ser mais apegados às suas profissões do que ao emprego específico, e abraçam o empreendedorismo.
- Tecnologia: Vivenciaram a introdução de videogames, tocadores de música e computadores pessoais.
Millennials (1984-1994)
- Contexto histórico: Expansão da internet e globalização.
- Características: Iniciaram a familiarização com a tecnologia e buscam experiências que tenham significado pessoal. Valorizam a flexibilidade, curiosidade e inovação no trabalho, além do empreendedorismo. Procuram alinhar seus valores pessoais aos profissionais.
- Tecnologia: Cresceram em um ambiente cada vez mais digital, com a popularização de computadores, celulares e TV a cabo.
Geração Z (1995-2009)
- Contexto histórico: Aumento do uso de tecnologia e redes sociais.
- Características: Nativos digitais, cresceram com o acesso constante à internet e mídias digitais. Usam as redes sociais para expressar opiniões sobre política e cultura e defendem a diversidade, saúde mental e autenticidade. Preferem trabalhos flexíveis e por projetos, em vez de buscar estabilidade em um único emprego.
- Tecnologia: Experimentaram a popularização dos smartphones e o acesso massivo à internet.
Geração Alpha (2010-2024)
- Contexto histórico: Uso generalizado de dispositivos inteligentes e a pandemia de Covid-19.
- Características: Extremamente conectados, com grande familiaridade com tecnologia. Embora ainda não tenham ingressado no mercado de trabalho, já experimentaram a realização de atividades remotamente devido à pandemia. São altamente adaptáveis ao fluxo constante de informações e ao uso de assistentes virtuais no cotidiano.
- Tecnologia: Cresceram em um ambiente imerso em dispositivos inteligentes, como celulares, smartwatches e assistentes pessoais.
Geração Beta (2025-2039)
- Contexto histórico: Pós-pandemia, enfrentando desafios climáticos e conflitos globais.
- Características: A Geração Beta será a primeira a nascer após a pandemia de Covid-19, crescendo em um mundo marcado pela ascensão da Inteligência Artificial (IA) e pelos desafios ambientais. Eles terão um papel central na transição para o século 22.
- Tecnologia: Nascem em um mundo no qual a IA está em expansão, e acompanharão sua evolução para níveis cada vez mais avançados.