- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Geada na primavera transforma paisagem da Serra catarinense
No amanhacer deste sábado, 09, os termômetros registraram 2,5°C
Foto: Mycchel Legnaghi
Neste sábado, 09, uma geada fraca alterou a paisagem do Vale do Caminhos da Neve, localizado a cerca de três quilômetros do centro de São Joaquim.
O fotógrafo Mycchel Legnaghi registrou imagens logo ao amanhecer, mostrando a vegetação coberta por uma camada de gelo. Quando o sol começou a iluminar a cidade serrana, os termômetros registravam 2,5°C.
Embora seja primavera e o calor predomine em algumas regiões de Santa Catarina, a Epagri/Ciram esclarece que a ocorrência de geada nesta época do ano não é incomum, podendo se repetir até mesmo no domingo, 10.
O fenômeno acontece quando a temperatura do ar cai abaixo de 0°C, fazendo com que o vapor de água se condense e congele sobre superfícies expostas, como plantas, solo e veículos.
A geada é mais frequente durante noites frias e de céu limpo, quando não há nuvens para reter o calor que é irradiado pela superfície da Terra.
A principal diferença em relação ao inverno é que, nesta época do ano, o gelo desaparece rapidamente com a elevação das temperaturas. Neste sábado, por exemplo, a máxima esperada para São Joaquim é de 24°C.