Polícia

VÍDEO: polícia encontra galos em situação de maus-tratos e arena de rinhas, em Gaspar

Polícia Civil identificou o local na segunda-feira (24)

25 de março de 2025

Foto: PCSC/Divulgação

Na segunda-feira ,24 de março, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA-DIC) e da Delegacia de Gaspar (DPCO-Gaspar), identificou um local dedicado à criação de galos para venda em condições de maus-tratos no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. Durante a operação, também foram encontrados objetos e um espaço destinado a rinhas de galos.

A Polícia Civil, acompanhada por um médico veterinário, constatou a presença de inúmeros galos da raça Mura Brasileiro, mantidos em baias separadas e em espaços inadequados. Os animais estavam expostos a altas temperaturas, com alguns privados de água fresca e potável e lesões típicas de galos de briga, como nas cristas e barbelas.

Foto: PCSC/Divulgação

De acordo com a Polícia Civil, foi ainda encontrado um ambiente semelhante a uma “arena” que sugere que no local também havia rinha de galo.

Dessa forma, verificou-se que os proprietários violaram as cinco liberdades dos animais, que são: liberdade de fome e sede, liberdade de desconforto, liberdade de dor, ferimentos e doenças, liberdade para expressar comportamento normal e liberdade de medo e angústia.

Foto: PCSC/Divulgação

A equipe acionou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para fiscalização, além do mais a propriedade fiscalizada é localizada em perímetro urbano.

Em razão dos fatos apurados, a Polícia Civil lavrou um Termo Circunstanciado pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98.

Foto: PCSC/Divulgação

 

Vídeo: PCSC/Divulgação

Notícias relacionadas