Esporte

Gabriel Bortoleto é anunciado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 a partir de 2025

Desde a aposentadoria de Felipe Massa pela Williams, em 2017, nenhum piloto brasileiro ocupou uma vaga titular na F1.

6 de novembro de 2024

Foto: Divulgação

O Brasil voltará a ter um representante no grid da Fórmula 1 em 2025. Gabriel Bortoleto foi anunciado pela Sauber como piloto titular para a próxima temporada. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6), e marca a estreia do brasileiro na categoria principal do automobilismo mundial. A Sauber, que passará a competir como equipe de fábrica da Audi a partir de 2026, assinou com o piloto um contrato plurianual, que deve garantir sua presença também para a temporada de transição ao novo regulamento.

Pouco antes da confirmação de Bortoleto, a Sauber havia comunicado o desligamento de seus atuais titulares, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, elevando a expectativa dos torcedores brasileiros. Desde a aposentadoria de Felipe Massa pela Williams, em 2017, nenhum piloto brasileiro ocupou uma vaga titular na F1. Em 2020, Pietro Fittipaldi foi convocado como substituto da Haas para as últimas duas corridas da temporada, após o acidente de Romain Grosjean.

Bortoleto, que era parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, foi liberado de suas obrigações com a equipe britânica para poder seguir seu novo caminho com a Sauber. A McLaren publicou uma nota nas redes sociais, parabenizando o brasileiro e confirmando a sua liberação ao final da temporada 2024.

O brasileiro formará a dupla da Sauber com o alemão Nico Hulkenberg, que atualmente corre pela Haas. Em comunicado oficial, Bortoleto destacou a importância do projeto e expressou sua gratidão pela oportunidade, afirmando sua intenção de contribuir com a equipe e desenvolver sua carreira no projeto conjunto da Sauber e Audi.

A mudança encerra uma era para a Sauber, que deixará de competir sob seu nome próprio após 2025, com a entrada da Audi no comando da equipe. O time suíço se prepara, assim, para se consolidar como a equipe oficial da marca alemã, que planeja a estreia em 2026 com as adaptações às novas regras da Fórmula 1.

Notícias relacionadas