Esporte

Futebol Paulista volta aos treinos em julho

Governador anunciou medida nesta quarta-feira, 17 de julho. No Rio de Janeiro, competição estadual será retomada amanhã.

17 de junho de 2020

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira, 17 de julho, que os clubes de futebol da primeira divisão – Série A1 do Campeonato Paulista – estão liberados para voltar a treinar, a partir do dia 1º de julho, seguindo normas de segurança que evitem a propagação da Covid-19.  Segundo o coordenador do Centro de Contingência do Estado, Carlos Carvalho, o protocolo da Federação Paulista de Futebol (FPF), elaborado em conjunto com as agremiações, foi aprovado com ajustes e será repassado à entidade e às equipes. O torneio paulista foi paralisado há três meses, devido à pandemia do novo coronavírus.

“Diante das propostas [de retomada de atividades] que chegaram, a mais bem formatada nos critérios de saúde foi a do futebol”, afirmou Carvalho, durante entrevista coletiva. “Com esses ajustes, o protocolo será levado à FPF, que o passará aos clubes, e eles terão esse período de, mais ou menos, duas semanas para realizar ajustes de segurança e testes em todos os envolvidos, para sabermos a condição dessas pessoas para a volta aos treinos”, completou.

“Os protocolos se referem apenas ao retorno aos treinos. A retomada das partidas será avaliada em fases posteriores em contato com a FPF e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, reforçou Doria, também em entrevista coletiva. “Sabemos que vamos contar com a colaboração da Federação e dos dirigentes. Tenho convicção que nenhum dirigente deseja risco a seus atletas e profissionais”, destacou.

 

 

Carioca retorna nesta quinta-feira

A partida entre Flamengo e Bangu, às 21h desta quinta-feira, 18 de junho, no Maracanã, marca a volta do futebol carioca, após o período de isolamento social, em razão da pandemia da Covid-19. A decisão foi também confirmada nesta quarta-feira, dia 17, e contou com o apoio da maioria dos clubes que participaram do Arbitral da Federação (Ferj) e o aval do Prefeito da Cidade, Marcelo Crivella. Já o Vasco volta a jogar no domingo, 21 de junho, às 16h em São Januário, contra o Macaé.

Fluminense e Botafogo seguem contrários à volta do futebol e prometem recorrer, caso os jogos previstos para eles, na segunda-feira, dia 22, sejam mantidos. Na reunião na Prefeitura, Crivella pediu que a Ferj não puna os clubes e que aceite a posição de cada um deles. “A reunião foi democrática e amistosa e deixamos bem claro que as seis fases indicativas de retorno às atividades, estipuladas pela Prefeitura, não são obrigatórias. Quem não quiser seguir e achar melhor esperar mais um pouco, pode fazer assim. E isso vale para o futebol”, disse, em coletiva no Palácio da Cidade.

 

(Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio)

Os jogos

Quinta-feira – 18 de junho

21h – Flamengo x Bangu (Maracanã)

Sexta-feira – 19 de junho

15h30min – Portuguesa x Boavista (Luso Brasileiro)

Domingo – 21 de junho

15h45min – Madureira x Resende (Conselheiro Galvão)

16h – Vasco x Macaé (São Januário)

Segunda-feira – 22 de junho

17h30min – Botafogo x Cabofriense (Nílton Santos)

20h – Fluminense x Volta Redonda (Maracanã)

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas