Esporte

Funpeel estuda retomada das competições comunitárias

Entidade tem se reunido, virtualmente, com dirigentes das agremiações, para discutir diversos pontos relativos ao esporte.

20 de junho de 2020

Diante do cenário imposto pela pandemia da Covid-19, todas as competições, em Santa Catarina, estão paralisadas até o dia 05 de julho, obedecendo ao Decreto nº 630, do Governo do Estado. No entanto, já visando a volta delas, a Funpeel tem se reunido, virtualmente, com dirigentes das agremiações, para discutir diversos pontos relativos ao esporte e manter um contato mais estreito com eles.

Tanto que, na segunda-feira, dia 15 de junho, houve a segunda videoconferência, na qual, a pauta foi a retomada do 15º Campeonato Integração de Bairros de Futebol 7 Society, paralisado em função da pandemia, desde o dia 17 de março.

Com a volta gradual das atividades, inclusive, no campo esportivo, a principal preocupação dos dirigentes e da própria Funpeel, é se haverá tempo hábil para continuar a competição. Segundo o gerente de esportes comunitários, Rildo Bezerra, a resposta é sim, se a liberação acontecer logo após o dia 05 de julho. “Se isso acontecer, mesmo com algumas restrições sanitárias, pretendemos retomar a disputa do campeonato até o início de agosto. Os dirigentes já vêm me questionando sobre essa situação há algum tempo, por isso, resolvemos fazer essas videoconferências, até mesmo, para que eles pudessem interagir entre si”, destaca.

Segundo o gerente, as conversas estão sendo muito proveitosas, principalmente, no que diz respeito à manutenção da forma de disputa. “Se houver a liberação pelo Governo de SC, a partir do dia 05, iremos continuar a competição, mantendo o formato original, afinal, temos até o fim de 2020 para fazê-la. Mas se houver algum adiamento nesta liberação, aí poderemos ter alguma alteração. Mas tudo isso está sendo discutido, amplamente, com os dirigentes e são eles que decidirão os rumos do Campeonato de Bairros”.

 

Se houver a liberação pelo Governo de SC, a partir do dia 05, iremos continuar a competição, mantendo o formato original, afinal, temos até o fim de 2020 para fazê-la. 

 

Mas Bezerra ressalta que nenhuma decisão será tomada de maneira precoce e que a volta de todas as competições comunitárias, em Pomerode, obedecerá aos critérios e regras, tanto do Ministério da Saúde, quanto da Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes. “Principalmente, no que diz respeito ao acesso do público aos locais dos jogos. Se for liberado, iremos liberar. Se não for liberado, os dirigentes concordam em iniciar as disputas mesmo sem torcida. Sabemos que o grande atrativo é a presença do público, no entanto, eles entendem que o campeonato precisa ser retomado, respeitando as determinações do Ministério da Saúde”, enfatiza.

Ainda segundo o gerente da Funpeel, as outras competições também serão discutidas com os seus coordenadores, nas próximas semanas. “Estamos tratando do Bairros, por se tratar de um campeonato que já iniciou, mas também temos a preocupação com outras competições, como Bolão, Bocha e Tiro. Vamos começar a conversar sobre isso com os dirigentes e já estamos tratando, também, sobre o Futsal da 1ª e 2ª Divisões. Será um processo dentro de cada competição e nossa intenção é fazê-las acontecer de forma simultânea, a partir do momento em que houver a liberação por parte dos órgãos competentes”, finaliza Bezerra.

 

Notícias relacionadas