Estado

Frente fria volta a trazer chuvas nesta quarta em Santa Catarina

Veja quais as previsões da Defesa Civil

23 de agosto de 2023

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Ao longo desta quarta-feira (23), a persistência do transporte de ar quente do norte do país, associada a presença de um sistema de baixa pressão e aproximação de uma frente fria semi-estacionária pelo RS, fornecem condições para a ocorrência de rajadas de vento intensas ao longo do dia.

A velocidade do vento médio irá variar de 20 a 35 km/h com rajadas entre 55 e 75 km/h, pontualmente podendo ultrapassar estes valores, do Grande Oeste até a Serra do Litoral Sul e da Grande Florianópolis Serrana, onde o risco para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica é moderado.

No Planalto Norte e Litoral Norte, o vento médio ficará entre 15 e 25 km/h e as rajadas de vento irão variar entre 45 e 65 km/h, onde o risco para ocorrências associadas é baixo.

Nesta terça-feira, a região da Serra Catarinense foi atingida por chuva de granizo e ventos fortes, com ocorrências em pelo menos quatro municípios.

Um dos mais afetados pela chuva de granizo foi Lages, onde a quantidade de gelo provocou cenas impressionantes, mas também causou alguns estragos.

Segundo a Defesa Civil estadual, cinco municípios registraram granizo em Santa Catarina. De acordo com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Lages, os municípios de São Joaquim, Lages, Correia Pinto, Palmeira e Otacílio Costa registraram o fenômeno climático.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas