Estado

Frente fria traz temporais, granizo e vento forte para Santa Catarina nesta segunda-feira

Instabilidades aumentam ao longo do dia e elevam o risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores

21 de setembro de 2026

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Santa Catarina terá uma semana marcada por mudanças bruscas no tempo, com previsão de temporais, chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo nesta segunda-feira (21). A instabilidade ocorre devido à aproximação e passagem de uma frente fria pelo estado.

As primeiras áreas afetadas são as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais regiões catarinenses e ganham força entre a tarde e a noite.

O cenário aumenta a possibilidade de tempestades severas, principalmente no Grande Oeste. Há risco alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais em áreas mais suscetíveis.

Temporais continuam na madrugada de terça

Na madrugada de terça-feira (22), o tempo ainda permanece instável em Santa Catarina. Novos temporais podem ocorrer, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

O risco para ocorrências relacionadas às condições do tempo passa a ser moderado, incluindo possibilidade de alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

A partir da manhã de terça, porém, o tempo começa a melhorar gradativamente. A tendência é de que a frente fria se desloque para alto-mar, permitindo a diminuição das instabilidades.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

Na quarta-feira (23), uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil e muda novamente as condições do tempo em Santa Catarina.

O dia deve ser de tempo firme, com variação de nebulosidade e sensação de frio em boa parte do estado. Na Serra catarinense, as temperaturas mínimas podem ficar entre 2°C e 5°C nas primeiras horas da manhã. Nas demais regiões, os termômetros variam entre 7°C e 10°C.

À tarde, as máximas ficam próximas dos 20°C no Grande Oeste e não passam dos 15°C nas demais regiões.

Com a queda nas temperaturas, há risco moderado de ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Temperaturas voltam a subir no fim da semana

Na quinta-feira (24), o tempo permanece firme em Santa Catarina, com variação de nebulosidade e temperaturas amenas durante o amanhecer. As máximas ficam entre 18°C e 22°C na maior parte do estado, podendo se aproximar dos 25°C no Extremo Oeste.

Na sexta-feira (25), o aquecimento ganha força. As temperaturas máximas podem chegar próximas dos 30°C no Grande Oeste e no Litoral, enquanto nas demais regiões variam entre 20°C e 25°C.

Assim, Santa Catarina deve passar por uma sequência de mudanças no tempo: temporais e chuva intensa no início da semana, frio na quarta-feira e elevação gradual das temperaturas a partir de quinta-feira.

Notícias relacionadas