Estado

Frente fria provoca temporais e temperaturas em torno de 40°C, em SC

Alguns municípios do Vale do Itajaí também registraram fortes rajadas de vento

14 de fevereiro de 2024

Foto: Divulgação / Câmeras locais

A tarde desta terça-feira, 13 de fevereiro, foi marcada por fortes temporais no Litoral Norte e Grande Florianópolis, provocados pela aproximação de uma frente fria. Em Jaraguá do Sul, um temporal se formou entre às 14h e 15h, horários entre os quais foram registradas rajadas de vento de até 69.3 km/h. Além disso, foram reportadas ocorrências associadas ao vendaval provocado pelo temporal, como destelhamentos e queda de árvores.

Alguns municípios do Vale do Itajaí também registraram fortes rajadas de vento nesta tarde, que são exibidas na Tabela 1, em km/h.

Foto: Divulgação / Câmeras locais

 

Tabela 1

Em São João Batista, na Grande Florianópolis por volta das 16h, um forte temporal provocou destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica. De acordo com dados da Coordenadoria Regional, 15 casas foram destelhadas, 3 árvores caíram e 2 famílias ficaram desalojadas. A Figura 2 exibe alguns dos danos reportados.

Foto: Divulgação / Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis

Após vários dias consecutivos de calor intenso em Santa Catarina, o auge do calor foi registrado hoje no norte do estado. No Litoral Norte e em alguns municípios do Baixo Vale do Itajaí, os registros oficiais de temperatura máxima ficaram em torno dos 40°C. Garuva foi o único município onde a máxima superou este valor, chegando aos 41.4°C pela estação meteorológica da EPAGRI/Ciram. A Tabela 2  apresenta as 10 maiores temperaturas máximas, em °C, registradas nesta tarde de terça-feira (13) por estações meteorológicas oficiais.

Tabela 2

Tanto a condição dos temporais quanto o auge do calor observado no Litoral Norte foram antecipados nas previsões e Avisos Meteorológicos emitidos pela SDC/SC. Desta forma, reiteramos a necessidade do acompanhamento das atualizações diárias das previsões, avisos e alertas emitidos em nosso site e mídias sociais.

Dados: Estações do INMET, EPAGRI/Ciram e DCSC

Fonte: Defesa Civil

Notícias relacionadas