Frente fria avança sobre Santa Catarina e pode provocar temporais com granizo, ventos fortes e chuva intensa
Instabilidades começam na noite desta segunda-feira (20), ganham força entre terça (21) e quarta-feira (22) e podem dar início a um período chuvoso que deve se estender até o fim de julho
Foto: Envato Elements / Imagem Ilustrativa
O tempo volta a mudar em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, 20 de julho, com o avanço de uma frente fria pelo estado. De acordo com a Defesa Civil, há risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
O sistema começa a avançar pelo estado durante a noite desta segunda-feira, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. No entanto, é entre a terça-feira (21) e a quarta-feira (22) que as instabilidades devem se intensificar, favorecendo a ocorrência de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa.
Período chuvoso pode seguir até o fim de julho
Além da passagem da frente fria, a Defesa Civil de Santa Catarina monitora um novo período de instabilidade que deve atingir o estado ao longo da próxima semana. A condição é provocada pelo avanço gradual das áreas de chuva que atuam sobre o Rio Grande do Sul.
Segundo os modelos meteorológicos da instituição, a partir de terça-feira (21) a chuva tende a se tornar mais frequente, dando início a um período chuvoso que pode se estender até o fim de julho.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
Os meteorologistas destacam que, conforme o sistema se aproxima, será possível definir com maior precisão as regiões e os períodos com maior risco para ocorrências relacionadas ao mau tempo.
Defesa Civil orienta população
Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda que a população acompanhe diariamente os boletins e avisos meteorológicos pelos canais oficiais da instituição.
Entre as principais orientações estão:
- Em caso de vendaval, procure abrigo em um local seguro e mantenha distância de placas, árvores, postes e outros objetos que possam ser arremessados pelo vento.
- Durante chuvas intensas com alagamentos, não atravesse ruas alagadas nem pontes e pontilhões submersos.
- Em situações de temporais, permaneça em local protegido, longe de janelas e de objetos que possam ser lançados pelo vento.
- Com a elevação das temperaturas, mantenha-se hidratado e evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.
A Defesa Civil de Santa Catarina também disponibiliza avisos e alertas por SMS, pelo canal nacional no WhatsApp e pelo sistema Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast). Para receber as notificações por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199. Já pelo WhatsApp, o cadastro pode ser feito enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611.