País

Fotos: Tornado destrói 80% de Rio Bonito do Iguaçu e deixa cinco mortos no Centro-Sul do Paraná

Adolescente de 14 anos está entre as vítimas; Fenômeno de categoria F-2, com ventos acima de 250 km/h, atingiu o município na tarde de sexta-feira, 7 de novembro, e mobilizou forças de segurança e equipes de resgate

8 de novembro de 2025

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Um tornado de nível F-2 atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira, 7 de novembro, e deixou um rastro de destruição. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade foi devastada pelos ventos que ultrapassaram os 250 km/h, arrancando telhados, derrubando casas, postes e árvores, e interrompendo o fornecimento de energia elétrica.

Entre as cinco vítimas fatais confirmadas está uma adolescente de 14 anos, moradora de Rio Bonito do Iguaçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, a identidade da jovem ainda não foi divulgada, conforme informações do portal RIC. As autoridades informaram que quatro das mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu — dois homens, de 49 e 57 anos, e duas mulheres, de 47 e 14. Em Guarapuava, um idoso de 60 anos também morreu em consequência do vendaval.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) informou que 432 pessoas foram atendidas desde o início das operações de socorro. Nove delas permanecem em estado grave, algumas em cirurgia. Hospitais de Laranjeiras do Sul seguem recebendo dezenas de feridos. Em uma das unidades, há 35 pacientes internados em enfermaria, todos em estado estável, e um na UTI. Em outro hospital, 99 pessoas recebem atendimento clínico, 15 seguem internadas e cinco passam por cirurgia. Outros cinco feridos aguardam transferência para hospitais em Cascavel e Guarapuava.

As equipes de resgate continuam atuando nas áreas mais atingidas. O CBMPR mantém as operações de busca e salvamento, especialmente em estruturas colapsadas, e realiza o levantamento de danos em parceria com autoridades locais. A Polícia Militar do Paraná (PMPR) reforçou o policiamento e montou um posto de comando em um posto de combustíveis da cidade, que conta com heliponto instalado em um campo de futebol.

Atualmente, 25 bombeiros militares atuam na cidade e outros 39 estão em deslocamento. Policiais, voluntários, servidores municipais e equipes de saúde também participam das ações de resgate e atendimento às vítimas.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

O governador Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, e o secretário das Cidades, Guto Silva, estiveram no município para acompanhar os trabalhos.

O governo estadual enviou 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões e kits de higiene, limpeza e dormitório para auxiliar as famílias atingidas. Caminhões com novos suprimentos seguem para Laranjeiras do Sul, que abriga parte dos desabrigados.

Desde o início de novembro, o Paraná enfrenta uma sequência de temporais, vendavais e granizo. Até esta sexta-feira, 14 municípios estavam em situação de emergência.

 

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

Notícias relacionadas