FOTOS E VÍDEOS: enxurrada provoca alagamentos e arranca pontes em Apiúna
De acordo com informações da Defesa Civil, foram registrados mais de 50mm de chuva em apenas 30 minutos.
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama
Na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, uma enxurrada atingiu o município de Apiúna, no Vale do Itajaí, causando diversos transtornos.
De acordo com informações da Defesa Civil, foram registrados mais de 50mm de chuva em apenas 30 minutos. Na manhã desta quinta-feira, 29, aevido aos inúmeros bairros atingidos com as fortes chuvas, em conversa com o estado, Apiúna entrou em situação de emergência, segundo o prefeito da cidade, Marcelo Doutel da Silva.
Diversos alagamentos foram registrados na cidade, além de pontes terem sido arrancadas e estradas destruídas. Mesmo com forte enxurrada, felizmente não há registro de desalojados, desabrigados ou feridos.
Segundo a Prefeitura Municipal, os bairros mais afetados foram Ribeirão Carvalho, Basílio e São Pedro. Em um vídeo divulgado em seu perfil nas redes sociais, o prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva registrou uma retroescavadeira retirando entulhos que entupiram a tubulação próxima ao bairro Ribeirão Carvalho, que foi atingido e chegou a ficar alagado.
Ainda na localidade de Ribeirão Carvalho, 16 bombeiros, com duas ambulâncias, dois caminhões, um veículo 4×4 e duas embarcações não motorizadas foram empenhados no atendimento à comunidade.
A Defesa Civil municipal de Apiúna e a Secretaria de Obras estiveram nos locais mais atingidos para auxiliar no atendimento.
Ainda na noite desta quarta-feira, 28, uma queda de árvore foi registrada na BR-470, em Apiúna e os Bombeiros Voluntários da União atenderam a ocorrência.
Dois carros chegaram a ser atingidos, mas os ocupantes não apresentavam ferimentos visíveis e recusaram transporte ao hospital. A equipe dos Bombeiros realizou o corte da árvore para liberar o tráfego, após a retirada dos veículos.
Bombeiros da União (de Ascurra, Apiúna e Rodeio) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuaram na ocorrência.
Vídeo: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama
Vídeo: Marcelo Doutel da Silva, Prefeito de Ibirama