- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- Horóscopo
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
FOTOS: baleia-de-bryde é achada morta em praia do Litoral Catarinense
Animal, que tem 12,79 metros, era um macho e foi encontrado boiando na margem do mar
Foto: Bernardo Villanueva/Divulgação
Na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, uma baleia-de-bryde foi encontrada morta na Praia do Rosa, em Imbituba, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O animal, que tem 12,79 metros, era um macho e foi encontrado boiando na margem do mar. Agora ele passará por uma necropsia para determinar a causa da morte.
Adultos dessa espécie podem atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar até 26 toneladas, de acordo com o projeto ProFRANCA do Instituto Australis. Essas baleias, que são relativamente costeiras, foram avistadas algumas vezes ao longo do nosso litoral.
Uma das características distintivas da baleia-de-bryde é a presença de uma quilha central proeminente e duas quilhas laterais, que se estendem desde o orifício respiratório até a frente da cabeça.
Após o avistamento do animal, o Instituto Australis acionou o Protocolo de Encalhes e Emalhes da região para remover a baleia e investigar as causas de sua morte.
A área onde o encalhe ocorreu faz parte do Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, sob responsabilidade do Instituto Australis.
A necropsia será realizada pelo Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), localizado em Laguna, também no Sul de Santa Catarina.