- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Formação de satélites da Starlink passa pelos céus de SC
Registro ocorreu às 4h35min deste domingo, 05 de fevereiro.
Foto: Reprodução / Internet
Por volta das 04h35min deste domingo, 05 de fevereiro, uma nova formação dos satélites Starlink, da SpaceX, chamou a atenção de moradores de Santa Catarina.
Isso porque dezenas de pontos luminosos foram registrados pela câmera Sul da estação de monitoramento de meteoros de Monte Castelo (Bramon), operada pelo astrônomo amador Jocimar Justino. A formação de satélites seguiu em direção Sudeste, surgindo próxima à constelação do Cruzeiro do Sul.
De acordo com o site Heavens Above, este grupo de satélites foi lançado da base Norte Americana de Cabo Canaveral, usando um foguete Falcon 9 da SpaceX, liderada pelo visionário Elon Musk.
“Esta não é a primeira vez que a formação de satélites Starlink da SpaceX chama a atenção no céu noturno, mas a visibilidade na madrugada deste domingo foi especialmente impressionante”, destaca o canal “Meteoros Monte Castelo SC”.
A SpaceX tem como objetivo revolucionar a indústria aeroespacial, tornando viagens ao espaço mais acessíveis e frequentes. Além disso, estes satélites integram a mega-constelação Starlink, que tem como objetivo fornecer sinal de internet em alta velocidade para qualquer parte do mundo.
De acordo com o projeto inicial da SpaceX, o projeto conta com 12 mil satélites, mas já há a possibilidade de expansão, com uma previsão de mais 30 mil deles.
Com informações Canal Meteoros Monte Castelo SC via Olhar Digital
Confira o vídeo:
Imagens: Canal Meteoros Monte Castelo SC