Foi por muito pouco
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu, entre os dias 11 e 13 de abril, a 3ª edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, a maior já realizada no país, que teve a presença de 530 participantes, entre atletas, comissão técnica e chefes de delegação.
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu, entre os dias 11 e 13 de abril, a 3ª edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, a maior já realizada no país, que teve a presença de 530 participantes, entre atletas, comissão técnica e chefes de delegação. As provas foram disputadas na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal daquele estado.
A competição, que reuniu atletas de 15 a 18 anos, foi seletiva para o Mundial Escolar que será disputado em Split, na Croácia, de 13 a 19 de maio. No total, 24 atletas foram convocados para representar o Brasil em terras nórdicas.
E havia uma expectativa grande para a participação de duas pomerodenses em Natal. Yasmin Jandre Piske e Mikaella Haut, juntamente com o seu treinador, Odair Luiz dos Santos (Chico), foram convocados para integrar a delegação catarinense e tentar uma vaga para o Mundial. No entanto, apesar dos bons resultados, as atletas não conseguiram este objetivo. “A Mikaella terminou na terceira colocação no Lançamento do Dardo, com a marca de 35,48m. A prova dela aconteceu debaixo de chuva, o que acabou prejudicando, um pouco, o seu desempenho. Já a Yasmin competiu no sol, com clima agradável, e faturou o ouro no Arremesso do Peso, com a marca de 12,66m, mas, mesmo assim, não conseguiu a vaga para a Croácia, infelizmente”, comenta o treinador.
Chico diz que o sistema de pontuação mudou e que faltou muito pouco para que a atleta conseguisse participar do Mundial. “Desta vez, as provas foram divididas por grupos: arremessos e lançamentos, saltos, corridas rasas (de velocidade), corridas com barreiras e corridas de meio fundo e fundo. Deste modo, a Yasmin terminou na segunda colocação em seu grupo, apenas 55 pontos atrás da sua oponente, que ficou com a vaga”.
Mesmo assim, o treinador ficou satisfeito com a performance de suas atletas. “De uma maneira geral, foi uma boa competição, cujos resultados são expressivos para a nossa cidade. Agora, é focar os treinamentos para as próximas competições, entre elas, o Estadual Sub 20, em Jaraguá do Sul, nos dias 18 e 19 de maio”, finaliza.
O Atletismo de Pomerode conta com o apoio da Funpeel e com o patrocínio do Zoo Pomerode, Rede Bertoldo, Restaurante schoen, Torten Paradies, Studio LFV Fitness, Academia Olympia, Academia Movimento e Oficina do Corpo.