Esporte

Floresta completa 74 anos de história

Equipe foi fundada em 06 de janeiro de 1949, com o nome de São Lourenço.

6 de janeiro de 2023

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Há exatos 74 anos, nascia, em Pomerode, uma das mais importantes e emblemáticas agremiações de futebol da região. Trata-se do Floresta, fundado em 06 de janeiro de 1949, no campo localizado entre as ruas Alex e Fritz Wachholz, com o nome de São Lourenço.

Posteriormente, a equipe mudaria seu nome para Sociedade Esportiva Floresta (atual Associação Esportiva Floresta), passando a funcionar em uma nova sede, no ano de 1962, na Avenida 21 de Janeiro, atual endereço da agremiação.

De lá pra cá, dentro e fora das quatro linhas, o Floresta vem se consolidando como uma das principais e mais respeitadas equipes, tanto no futebol adulto, quando na base. A sua conquista mais recente foi a Copa Pomerode de Futebol Adulto Federada – Taça Evaldo Schroeder, em dezembro de 2022, totalizando 12 títulos municipais.

Para o presidente Ivo Brehmer, estar à frente do seu time do coração, em uma data tão importante, é motivo de orgulho. “É um sonho realizado”, comenta.

 

Dando a volta olímpica, na década de 1970 | Foto: Divulgação

 

Para ele, 2022 foi um ano em que o Floresta conseguiu se consolidar no cenário esportivo, apesar das adversidades. “Livres da pandemia, conseguimos retomar as competições. No Interligas, infelizmente, não atingimos o nosso objetivo, mas, em compensação, conseguimos ganhar a Copa Pomerode, de forma invicta e com 100% de aproveitamento, mantendo a hegemonia dentro da cidade. Além disso, conquistamos uma vaga para o Interligas deste ano, algo que nos deixa muito felizes”.

Já na questão administrativa, o presidente ressalta que todas as metas foram cumpridas, ao longo do ano passado. “Conseguimos fazer algumas melhorias em nossa sede, além de melhorar o nível da nossa Escolinha. Ou seja, apesar de algumas derrotas, terminamos o ano com um saldo positivo”.

 

Ivo Brehmer | Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

E o ano de 2023 já começa a todo o vapor, para a Associação Esportiva Floresta. “Já no mês de fevereiro, teremos eleições, mas estaremos ao lado da nova diretoria, que está sendo definida nos próximos dias. Provavelmente, ficarei à frente do projeto do futebol, afinal, será uma grande temporada em termos de competições, com a Copa Interligas e a Copa Pomerode sendo disputadas de maneira simultânea. Além disso, há o planejamento para que a Escolinha possa participar de competições de rendimento, nas categorias menores. Tudo isso para que tenhamos mais uma temporada vitoriosa”, finaliza.

 

Notícias relacionadas