Eventos

FLIPomerode tem programação especial para o fim de semana de Dia dos Pais

O festival literário é totalmente gratuito e segue até domingo (13/8)

12 de agosto de 2023

Foto: Isadora Brehmer

O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) segue até domingo (13/8) com uma programação especial para o fim de semana de Dia dos Pais, com atrações nacionais e internacionais. Desde que começou, na quarta-feira (9/8), muitas pessoas já passaram pelo Centro Cultural da cidade, onde a primeira edição do evento está sendo realizada. A expectativa da organização tem ficado acima do esperado, conforme afirma Edilma Lemanhê, coordenadora geral do FLIPomerode. “Nossa expectativa era grande, mas estamos realmente surpresos com os resultados mais do que positivos. Muitas atrações estavam esgotadas antes mesmo do festival começar. Estamos com a casa cheia e isso é muito gratificante”, diz Edilma.
Mesmo com a grande procura pelos ingressos e com algumas atrações já esgotadas, a organização do festival ressalta que o público que estiver na região ainda tem chance de retirar os ingressos no local, ainda que não encontre os bilhetes à disposição para reservar no site. “Como os ingressos são gratuitos, acontece de a pessoa reservar on-line e, na última hora, não comparecer. O que abre oportunidade para quem chega alguns minutos antes das atrações iniciarem”, explica João Chiodini, produtor executivo do FLIPomerode.
Com o propósito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã, o festival traz uma proposta bilíngue e com tradução simultânea das mesas de debate e contação de histórias. Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser reservados on-line através do site oficial do evento. É possível retirar dois ingressos por CPF, por atração. O FLIPomerode também tem algumas atrações transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do festival. Conteúdos exclusivos, orientações e vídeos com os escritores estão disponíveis nas redes sociais do FLIPomerode no Instagram e Facebook.
Atrações do fim de semana
Sábado (12/8)
Os últimos dois dias de festival têm uma programação intensa e recheada de atividades para todas as idades. No sábado (12/8), às 10h, a palestra “Leituras que transformam”, com Adriana Krauss (Blumenau/SC), será na Sala Cineclube. Adriana vai falar sobre como transformar crianças em leitores. A busca é pelo conhecimento de que os benefícios da leitura vão muito além do que o senso comum crê. A atividade é aberta para todas as idades e conta com a parceria da Câmara Literária de Pomerode/CLiP.
Em seguida, às 11h, o espetáculo “O flautista de Hamelin”, com a Trip Teatro (Rio do Sul/SC), será apresentado no Teatro Municipal. A peça traz a história de três artistas medievais que chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e falar sobre a importância de cumprir os tratos feitos. A peça tem duração de 40 minutos e classificação livre.

Foto: Isadora Brehmer

Às 16h, a mesa “A natureza de/em Goethe” trará um debate com Sylk Schneider, que veio de Weimar, na Alemanha, e Marcelo Backes, no Teatro Municipal.  Eles discutem a presença da natureza na vida e na obra deste autor que é sinônimo de literatura: Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A mesa contará com a mediação de Daniel Martineschen e terá tradução simultânea. Na sequência, os autores se encaminharão para a Praça dos Autógrafos, onde estarão disponíveis para conversar com os leitores e visitantes.
Na noite de sábado, às 19h, acontece uma das atrações mais esperadas do festival. “Entre a poesia e a tradução”, um debate com Uljana Wolf, que veio de Berlim, na Alemanha, e Paulo Henriques Britto, no Teatro Municipal. A multipremiada poeta e tradutora alemã e o lendário poeta e tradutor brasileiro compartilham suas experiências, influências e visões sobre a poesia e a tradução em uma mesa repleta de línguas, sentidos e significados. A mediação será de Guilherme Gontijo Flores e leituras de Ricardo Pozzo, e também terá tradução simultânea. Após o evento, os autores se encaminharão para a Praça dos Autógrafos, onde estrão disponíveis para conversar com os leitores e visitantes.
E nem só de literatura vive o FLIPomerode. A música também é uma das artes presentes em todo o festival. A partir das 19h30min, será apresentada a performance “A Máquina e o Humano: música ao vivo para o filme Metrópolis”, com Diogo de Haro, de Florianópolis (SC), na Sala Cineclube. O espetáculo musical foi criado por Diogo para o filme de ficção científica mais influente da história do cinema, “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang. O drama expressionista é exibido na íntegra, enquanto o músico interpreta sonoramente a narrativa do filme, combinando música aos elementos de sonoplastia e efeitos sonoros. Este ambiente transdisciplinar (música-cinema-performance) possibilita uma apreciação renovada de um clássico que influenciou e foi referência por gerações mundo todo. A apresentação tem duração de 2h30min e classificação indicativa de 12 anos.
Domingo (13/8)
No domingo (13/8), Dia dos Pais, o FLIPomerode começa o dia com uma atração que fez sucesso durante todo o evento. “Vamos fazer um livro?” é uma oficina de escrita, pintura e encadernação realizada pelo coletivo Papel do Mato (Rodeio/SC), na Sala das Oficinas. A iniciativa proporciona aos participantes escreverem uma história ou um poema, ilustrarem e encadernarem o seu próprio livro. Tudo isso em apenas três horas. A oficina tem indicação a partir de 11 anos. Os mentores são Cristiano Moreira, Jackson Chiappa e Patrícia Costa.
No período da tarde, na Märchenhaus, às 15h, o escritor Guilherme Karsten, de Blumenau (SC), escreve para (e com) crianças. Um encontro culinário e divertido em que Guilherme e seus filhos vão interagir com o público. O escritor e ilustrador tem livros lançados em mais de 15 idiomas e conquistou reconhecimento e prêmios, como a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019, e o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021. Durante e após a conversa, será servido um delicioso café e cucas.
Para encerrar o FLIPomerode, a noite de domingo reserva um espetáculo especial com “O incrível ladrão de calcinhas”, da Trip Teatro (Rio do Sul), no Teatro Municipal, às 19h. A duração é de 55 minutos e tem classificação indicativa de 16 anos.
Durante os cinco dias de evento, serão realizadas mais de 60 horas de atividades, como contação de histórias, lançamento de livros, sessão de autógrafos, mediações de leituras, debates, apresentações musicais, cinema, performances e espetáculos de teatro. O FLIPomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (AVIP), com produção do Centro Cultural SCAR. Conta com o apoio do Goethe-Institut, da Câmara Literária de Pomerode e da Prefeitura Municipal de Pomerode. O evento tem o patrocínio de Juriti, Oxford, Kyly, Havan, Nugali, Netzsch, Karsten, Strauss e Damenny, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.

Notícias relacionadas