Eventos

FLIPomerode tem programação especial para crianças e jovens

O evento é totalmente gratuito e turmas escolares podem realizar inscrições para as atividades

25 de julho de 2023

Foto: Divulgação / Trip Teatro

O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) será realizado entre 9 e 13 de agosto, na cidade mais alemã do Brasil. A programação é variada e conta com grandes nomes da literatura nacional e internacional. De acordo com a organização, o festival tem o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã e também proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias.

Serão mais de 60 horas de programação durante os cinco dias do FLIPomerode. Todos os eventos podem ser acessados no site oficial. O público adulto poderá acompanhar mesas com nomes consagrados como Ana Maria Gonçalves e Uljana Wolf, que vem da Alemanha especialmente para o festival, mas sem esquecer do público mais jovem, uma nova geração de leitores. “O evento é para todas as idades, por isso tivemos o cuidado de incluir na programação atividades com literatura infantil e juvenil. Contações de histórias, mediações de leituras, oficinas de escrita, debates, shows, e espetáculos de teatro fazem parte da programação. As turmas escolares também são muito bem-vindas e podem realizar as inscrições para garantir as vagas com antecedência”, explica João Chiodini, produtor executivo do FLIPomerode.

Professores, diretores e responsáveis pelas escolas de Pomerode e região devem realizar as inscrições de turmas escolares para participar do FLIPomerode. As escolas podem se inscrever para visitar o evento no dia 9/8 (quarta-feira) ou 11/8 (sexta-feira). Entre as atrações dos dois dias estão: contação de histórias bilíngue; mediação de leitura; narração de histórias bilíngue; a esperada oficina “Vamos fazer um livro?”, com o coletivo Papel do Mato; e a apresentação da peça “O flautista de Hamelin”, do grupo Trip Teatro. Para inscrição das turmas, basta entrar em contato através do e-mail analista.projetos@scar.art.br ou pelo WhatsApp (47) 3055-3140. Todas as orientações serão dadas pela organização do evento para atender os alunos e escolas da melhor forma.

 

FLIPomerode e a programação infantil e juvenil

Uma das principais atrações para o público infantil e juvenil é a presença de Ana Maria Machado, um dos nomes mais expressivos da literatura infantil no Brasil. A escritora tem mais de cem livros, entre infantis, juvenis, romances e ensaios, publicados em 20 idiomas e 26 países. São mais de 20 milhões de exemplares vendidos e prêmios como o Hans Christian Andersen (o Nobel da literatura para crianças), o Jabuti, o Príncipe Claus (Holanda) e o Iberoamericano SM. Ana Maria Machado participará da mesa “Um mapa todo seu”, na sexta-feira (11/8), às 19h30min, e contará com a mediação de Vanessa Gonçalves.

Atrações bilíngues também estão na programação dos mais jovens. Já a partir do primeiro dia do evento, quarta-feira (9/8), às 9h30min, “Um Sem Fim de Histórias”, na Sala Cineclube, Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP) apresenta a narração de histórias bilíngue português-alemão a partir dos contos para jovens e crianças do autor alemão Michael Ende. A indicação é a partir dos nove anos. Ao todo serão quatro sessões ao longo do festival.

As crianças a partir dos seis anos de idade também terão várias opções, entre elas “Max e o gigante dos oceanos”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. A contação de histórias bilíngue português-alemão é inspirada no livro de Torsten Andreas. Ao todo serão sete sessões ao longo do festival.

Ainda há programação compartilhada para adultos e crianças: Sonhos e histórias”, na Märchenhaus. Uma roda de conversa para adultos e crianças sobre o mundo dos sonhos e das histórias com a psicóloga e escritora Alinne Gama (Recife/PE). A conversa parte de seu livro “Guilherme – O guardião do mundo dos sonhos”, no qual um garoto de 10 anos tem a missão secreta de proteger o mundo dos sonhos contra as terríveis forças do malvado Mestre do Pesadelo, Pordeiron. Esse mundo, onde ele vive grandes aventuras com seus amigos encantados, existe em uma realidade paralela à sua vida no mundo real, na qual ele é um menino como outro qualquer. Esta atração terá uma única apresentação no sábado (12/8), às 14h. A indicação é a partir de seis anos. Há ainda lançamentos de livros e sessões de autógrafos, que serão realizados no Espaço CLiP, ao lado da livraria oficial do festival. A programação completa com faixa etária, horários e demais informações pode ser acessada em flipomerode.com.

 

Abertura oficial

A cerimônia oficial de abertura contará com o espetáculo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, uma das melhores orquestras de Santa Catarina, que apresentará um repertório eclético e vibrante de compositores alemães e brasileiros, no Teatro Municipal da cidade. O local do FLIPomerode é o Centro Cultural da cidade. A curadoria do evento é assinada pelo premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser reservados no site da aba ingressos. Há o limite de dois ingressos por CPF por atração.

O FLIPomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (AVIP), com produção do Centro Cultural SCAR. Conta com o apoio do Goethe-Institut, da Câmara Literária de Pomerode e da Prefeitura Municipal de Pomerode. O evento tem o patrocínio de Juriti, Oxford, Kyly, Havan, Nugali, Netzsch, Karsten, Strauss e Damenny, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.

Notícias relacionadas