Eventos

FLIPomerode estreia em grande estilo e lota Teatro Municipal

O festival é totalmente gratuito e segue até domingo (13/8), com atrações nacionais e internacionais

10 de agosto de 2023

Foto: Isadora Brehmer

O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) começou nesta quarta-feira (9/8), na cidade mais alemã do Brasil. Além de contação de histórias, mediação de leitura, oficina e feira do livro, o primeiro dia do evento teve ainda a participação da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, que foi a responsável pelo concerto que marcou a abertura oficial do festival. A apresentação emocionou o público com obras clássicas brasileiras e alemãs.
Com o propósito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã, o festival traz uma proposta bilíngue e com tradução simultânea das mesas de debate e contação de histórias. Cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural de Pomerode no dia de abertura do FLIPomerode.
No período da manhã, centenas de alunos de escolas da região lotaram o Teatro Municipal de Pomerode para acompanhar a mediação de leitura “Histórias para encantar,” com Gelson Bini, de Palhoça (SC). As crianças acompanharam a mediação de contos infantis; de fadas, fábulas – dos clássicos aos contemporâneos – adaptados às narrativas da oralidade, promovendo uma viagem lúdica e de autoconhecimento.
A expectativa segue alta para os próximos dias, conforme explica Edilma Lemanhê, coordenadora geral do FLIPomerode. “A noite de abertura foi um espetáculo digno de um evento internacional. A Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul emocionou o público, que prestigiou o concerto no teatro. A nossa expectativa segue grande para os próximos dias do festival, que contará com escritores nacionais e internacionais, e ainda programação especial para o fim de semana de Dia dos Pais”, revela.

Contação de histórias é uma das atrações do FLIPomerode. (Foto: Isadora Brehmer)

 

Noite de abertura do FLIPomerode contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul. (Foto: Isadora Brehmer)

Nomes consagrados da literatura nacional e internacional  
Uma das autoras mais aguardadas é Ana Maria Gonçalves, que fará uma conversa em torno do seu livro “Um defeito de cor”, tido como um dos mais relevantes da literatura contemporânea no país, e que figura entre os 200 livros mais importantes para entender o Brasil (e considerado por Millôr Fernandes o livro mais importante da literatura brasileira do século XXI).
O clássico contemporâneo conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia. O livro inspirou, em 2022, uma exposição homônima no Museu de Arte do Rio (MAR). Em 2024, o livro será o tema do desfile da Portela no grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, e em breve deve se transformar em minissérie para a televisão brasileira. A mesa, que terá a mediação de Clarice Fortunato, tem indicação de 12 anos, e está marcada para às 19h30min desta quinta-feira (10/8), segundo dia do festival.
Na sexta-feira (11/8), a principal atração é Ana Maria Machado, considerada a maior escritora viva do Brasil. Ela figura entre as mais importantes da contemporaneidade, com cadeira garantida na Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2003.
Em 2001, recebeu o Prêmio Machado de Assis – principal prêmio literário brasileiro – pelo conjunto da obra: mais de 100 livros publicados para os mais variados públicos. A mesa conta com a presença da escritora e será uma homenagem a ela, que já lançou mais de 100 livros, entre infantis, juvenis, romances e ensaios, publicados em 20 idiomas e 26 países. Será a partir das 19h30min, com mediação de Vanessa Gonçalves.
O público também terá oportunidades inéditas no Brasil, com atrações internacionais programadas para sábado (12/8). Neste dia, será possível acompanhar a mesa de debates com o escritor, curador e pesquisador alemão Sylk Schneider junto ao Marcelo Backes, brasileiro que é um dos grandes tradutores e difusores da literatura alemã no Brasil. Eles vão falar sobre A natureza de/ em Goethe. Na sequência, Uljana Wolf, a maior poeta e tradutora da nova geração alemã, estará com o reverenciado poeta e tradutor brasileiro Paulo Henriques Britto. A dupla irá compartilhar as experiências, influências e visões sobre a poesia e a tradução em um debate repleto de línguas, sentidos e significados.
Programação gratuita com ingressos limitados 
Até agora mais de 2,3 mil estudantes de escolas da região do Vale do Itajaí já estão inscritos para participar das atrações do FLIPomerode. Durante os cinco dias de evento, serão realizadas mais de 60 horas de atividades, como contação de histórias, lançamento de livros, sessão de autógrafos, mediações de leituras, debates, apresentações musicais, cinema, performances e espetáculos de teatro. Toda a programação é de graça, no entanto, os ingressos devem ser garantidos de maneira on-line através do site oficial do evento, na aba “ingressos”. Será possível retirar dois ingressos por CPF, por atração, e algumas atrações já estão com os ingressos esgotados.
O FLIPomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (AVIP), com produção do Centro Cultural SCAR. Conta com o apoio do Goethe-Institut, da Câmara Literária de Pomerode e da Prefeitura Municipal de Pomerode. O evento tem o patrocínio de Juriti, Oxford, Kyly, Havan, Nugali, Netzsch, Karsten, Strauss e Damenny, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.
Confira aqui a programação completa do festival.

Notícias relacionadas