Flipomerode começa com sessões lotadas e presença de autoridades
Ainda há ingressos disponíveis em flipomerode.com para eventos programados até domingo
Foto: Isadora Brehmer/Divulgação
A largada do 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) foi com grande presença de público, um espetáculo musical para ficar na memória e a presença de autoridades na cerimônia de abertura.
Quase 2 mil pessoas participaram das atividades na quarta-feira (11). Ainda há ingressos disponíveis em flipomerode.com para eventos programados até domingo.
Depois de um dia repleto de oficinas literárias e contações de histórias, o Flipomero de foi oficialmente aberto às 19h no Teatro Municipal, que ficou cheio de moradores e visitantes.
Participaram do cerimonial o presidente da Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Fredi Zmazek Goede, o curador do festival, Carlos Henrique Schroeder, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Terezinha Debatin, o diretor-geral da Netzsch do Brasil, Osvaldo Lameiro Ferreira Junior, representando os patrocinadores, o presidente do Conselho Administrativo da SCAR, Luis Hufenüssler Leigue, a diretora-executiva da SCAR e coordenadora da Flipomerode, Edilma Lemanhê, a presidente da Academia Catarinense de Letras, Lélia Pereira Nunes, o Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.
Nos discursos de autoridades, exaltações à importância da cultura, da leitura e da educação, e do Programa de Incentivo à Cultura do governo catarinense para a realização de eventos como o Flipomerode.
— Sem as leis de incentivo à cultura, fazer um evento como este seria impossível — afirmou Fredi Goede.
— É um prazer para a FCC colaborar com um evento dessa envergadura. O que Pomerode está fazendo pela literatura talvez os netos dos senhores aqui no palco um dia vão aplaudir — vibrou Maria Terezinha Debatin.
Encerrada a cerimônia, o público que lotou o teatro acompanhou o concerto de 50 anos do Coral SCAR, acompanhado da Orquestra Jovem da SCAR.
Flipomerode 2024
O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Usitim, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.