Eventos

Flipomerode 2024 anuncia mais quatro nomes consagrados da literatura brasileira

O Flipomerode 2024 já havia confirmado Aline Bei, Ricardo Aleixo e Joca Reiners Terron, todos integrantes do primeiro time de escritores brasileiros contemporâneos

8 de agosto de 2024

Fotos: Carol Bassani / Divulgação / Pablo Saborido / Michael Félix (ABL) / Renato Parada / Divulgação

A literatura nacional segue em foco no único festival literário internacional de Santa Catarina. A organização do evento acaba de anunciar mais quatro nomes confirmados da programação do 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode), que vai de 11 a 15 de setembro no Centro Cultural da cidade.

A lista de painelistas e debatedores do evento agora conta com Godofredo de Oliveira Neto, eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2022, a romancista e psiquiatra Natalia Timerman. o jornalista e escritor Bernardo Carvalho e a escritora e compositora Estrela Ruiz Leminski. A programação completa será divulgada no dia 12 de agosto, quando começa a reserva de ingressos (100% gratuitos).

Godofredo de Oliveira Neto, da Academia Brasileira de Letras e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é autor de importantes obras no panorama nacional, como “O Bruxo do Contestado” (1996), “Amores exilados” (2011) e “O grito” (2016).

Médica psiquiatra, Natalia Timerman teve dois romances recentes aclamados pelo público e pela crítica: Copo Vazio (2021) e As Pequenas Chances (2023) tornaram-se fenômenos editoriais, refletindo sobre questões como luto, relacionamentos e afeto.

Bernardo Carvalho, romancista e colunista do jornal Folha de S. Paulo, venceu três vezes o Prêmio Jabuti com os romances Nove Noites (2003), Mongólia (2004) e Reprodução (2014).

A paranaense Estrela Ruiz Leminski é poeta, romancista e compositora. Filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, ela virá ao Flipomerode para falar sobre sua obra literária e também para o show musical de encerramento do festival, ao lado do marido, Téo Ruiz.

O Flipomerode 2024 já havia confirmado Aline Bei, Ricardo Aleixo e Joca Reiners Terron, todos integrantes do primeiro time de escritores brasileiros contemporâneos, além de dois nomes internacionais: Reiner Stach, alemão autor da mais completa biografia de Franz Kafka, e a ilustradora e escritora de livros infantis Susanne Strasser.

 

Franz Kafka

Neste ano, o festival vai reforçar as celebrações internacionais em torno de Franz Kafka, escritor tcheco que produziu obras em língua alemã elevadas à condição de clássicos, difundidas e estudadas até hoje. Entre as mais conhecidas do público estão O Castelo e A Metamorfose — a surreal história de Gregor Samsa, o homem que acordou transformado em um inseto.

Além da palestra de Stach e de debates envolvendo Kafka e sua obra, o Flipomerode vai apresentar duas exposições sobre o escritor. Elas serão montadas em parceria com Universidade Federal do Paraná, Centro Austríaco e Goethe Institut.

 

Flipomerode 2024

O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.

 

Novos nomes confirmados no Flipomerode 2024

Godofredo de Oliveira Neto

Aos 73 anos, Godofredo de Oliveira Neto é um dos mais reconhecidos escritores de Santa Catarina. Nascido em Blumenau, teve sólida formação acadêmica em literatura no Rio de Janeiro e na França. Publicou mais de 20 livros de contos e romances. Entre os mais celebrados estão O Bruxo do Contestado (1996) e Amores Exilados (2011), obras que mesclam ficção com episódios da história brasileira, como a Guerra do Contestado, em Santa Catarina, e a ditadura militar de 1964-1985.

Foto: Michael Félix / ABL

 

Em 2022, Godofredo foi eleito para a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras. É professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Natalia Timerman

Médica psiquiatra e psicoterapeuta, a paulista Natalia Timerman concilia os atendimentos no consultório com uma carreira ascendente na literatura. Publicou o romance “Desterros: Histórias de um Hospital-Prisão” (2017) e o livro de contos “Rachaduras” (2019) antes do fenômeno “Copo Vazio” (2021), que vendeu quase 30 mil cópias e acaba de ganhar uma adaptação para o teatro.

Foto: Renato Parada / Divulgação

 

Em 2023, Natalia voltou a chamar atenção da crítica e do público leitor com “As Pequenas Chances”, romance em que trata de temas como perda e luto. Os dois romances mais recentes foram incluídos em listas de melhores do ano da revista especializada Quatro Cinco Um.

 

Bernardo Carvalho

Nascido em 1960 no Rio de Janeiro, Bernardo Carvalho é jornalista, colunista do jornal Folha de S. Paulo e escritor de romances e contos. Venceu o Prêmio Jabuti três vezes com os romances Nove Dias (2003), Mongólia (2004) e Reprodução (2014), além de ter recebido outras condecorações nacionais e internacionais.

Foto: Pablo Saborido

 

Na literatura contemporânea de Bernardo Carvalho se destacam a objetividade e a agilidade da narrativa, assim como a complexidade dos personagens, quase sempre pessoas comuns em busca de um sentido. Seu livro mais recente é Os Substitutos (2003), em que aborda temas como redes sociais, preservação ambiental e povos indígenas.

 

Estrela Ruiz Leminski

Estrela Ruiz Leminski é uma artista de múltiplas faces. Publicou dois livros de poesia, escreveu uma monografia sobre a música independente brasileira e, em 2024, estreou na prosa, com o romance “Quando a Inocência Morreu”. Não bastasse a carreira literária, a filha dos poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski é compositora e cantora.

Foto: Carol Bassani / Divulgação

No álbum musical Leminskanções (2014), Estrela vasculhou composições inéditas do pai e emprestou a voz para apresentá-las ao público. Ao lado do marido, Téo Ruiz, ela gravou “Músicas de Ruiz” (2011), “São Sons” (2012) e “Tudo Que Não Quero Falar Sobre Amor” (2017). Os dois farão o show de encerramento do Flipomerode 2024, na noite de domingo (15).

Notícias relacionadas