- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Fiscalização de veículos de carga na BR-470 flagra 176 toneladas de excesso, no Alto Vale
Ação fiscalizou 84 veículos nos municípios de Rio do Sul, Pouso Redondo e Apiúna

Foto: PRF/Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta semana, uma operação de fiscalização dirigida a veículos de carga na BR-470, no Alto Vale do Itajaí.
O foco da ação, que fiscalizou 84 veículos nos municípios de Rio do Sul, Pouso Redondo e Apiúna, foi o transporte de produtos perigosos. No entanto, diversas outras irregularidades foram flagradas, sendo a mais comum excesso de peso.
Em apenas três dias de trabalho, os policiais encontraram 176 toneladas de peso a mais que o máximo permitido sendo transportadas. Todos os caminhões somente seguiram viagem depois do transbordo do excesso para outros veículos.
Os agentes também flagraram diversos contêineres sem o devido travamento na carreta (engate frouxo), o que potencializa o risco de acidentes. Além disso, muitos caminhões apresentavam defeito no sistema de freios, condição extremamente perigosa especialmente em trechos de serra como o Alto Vale.

Foto: PRF/Divulgação
O pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade.
Além disso, o veículo não foi projetado para levar a carga excedente. O sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.
Além da PRF, também participaram da operação agentes da Cidasc, Defesa Civil, Secretaria da Fazenda e Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA).
Vídeo: PRF/Divulgação