Meio Ambiente

Filhote de tamanduá-bandeira recebe cuidados especiais, no Bioparque Zoo Pomerode

Equipe do Bioparque Zoo Pomerode assume cuidados de filhote de tamanduá-bandeira, rejeitado pela mãe

5 de fevereiro de 2023

Foto: Divulgação / Bioparque Zoo Pomerode

O Bioparque Zoo Pomerode é conhecido nacionalmente pelo trabalho relacionado à preservação das espécies. E quando um novo filhote nasce no Zoo é sempre uma alegria, e o filhote é assistido por uma equipe completa de profissionais, que cuidam de seu desenvolvimento.

É o caso de um filhote de tamanduá-bandeira, nascido há três meses, no Bioparque Zoo Pomerode. No entanto, quando ele nasceu, os biólogos perceberam que a mãe não demonstrou cuidados com o filhote, por isso foi tomada a decisão técnica de intervir e deixar os cuidados com ele a cargo dos profissionais da instituição.

“Nas primeiras semanas o filhote necessitava receber cuidados constantes, como ser alimentado de duas em duas horas, inclusive durante a noite e, por isso, ele vive na clínica instalada dentro do Zoo Pomerode, com os cuidados e observação constantes da equipe de veterinários e biólogos”, afirma a bióloga educadora do Zoo Pomerode, Jenifer Kroth.

Um dos principais cuidados realizados com o filhote é com relação à alimentação. Para o tamanduá-bandeira, é utilizado um leite em pó específico para filhotes, diluído em água e aquecido até ficar quente/morno.

Foto: Divulgação / Bioparque Zoo Pomerode

 

“A mamadeira é ofertada de forma a manter sempre o alimento erguido um pouco acima da cabeça do animal para que ele não se alimente deitado. Na sua idade atual (3 meses) ele é alimentado quatro vezes por dia”, explica a bióloga.

A equipe do Bioparque Zoo Pomerode também já iniciou o processo de introduzir o filhote de tamanduá-bandeira em um ambiente só dele, durante o dia. Quando tiver cerca de nove meses, ele será apresentado ao seu ambiente definitivo, sendo inicialmente observado para o acompanhamento de seu comportamento, e dos outros indivíduos com ele.

“Os tamanduás-bandeiras aqui do Bioparque Zoo Pomerode, participam do programa de conservação, pois infelizmente está espécie está ameaçada de extinção sendo classificada na categoria VU (vulnerável) pela IUCN lista vermelha de espécies. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também são grandes agravantes da situação”, destaca Jenifer.

Atualmente, são seis tamanduás-bandeira que vivem no Bioparque Zoo Pomerode, contando o novo filhote.
Em breve o Zoo pretende abrir o momento de alimentação dos filhotes ao público, que terá um espaço delimitado, permitindo que as pessoas se aproximem até certo ponto, fazendo o máximo de silêncio possível.

 

Sobre a espécie

O tamanduá-bandeira, ou “Myrmecophaga tridactyla é uma espécie de mamífero registrada em 1758, por Lineu, encontrada na América do Sul e em uma porção da América Central, em áreas de cerrado e florestas úmidas. Não há dimorfismo sexual entre macho e fêmea. Esta, a cada gestação, que dura aproximadamente 190 dias, dá origem a um único filhote.

Notícias relacionadas