Turismo

Férias de julho: veja lugares que você não pode deixar de conhecer em Pomerode

O número de atrativos cresceu tanto que exige mais tempo do visitante. Para conhecer a cidade, são necessários ao menos três dias

1 de julho de 2024

Foto: Avip/Divulgação

Festival Gastronômico, shows ao ar livre, feirão de produtos a preços promocionais, apresentações de orquestras, evento internacional de dança, um parque inteiro novinho em folha e programação especial nas principais atrações. As férias de julho de 2024 em Pomerode vão confirmar uma mudança gradativa no turismo local: o número de atrativos cresceu tanto que exige mais tempo do visitante. Para conhecer a cidade, são necessários ao menos três dias.

Será o primeiro julho do Spitz Park, o parque de aventuras recém-inaugurado em Pomerode. Além dele, os parques Vila Encantada, Alles Park e Zoo Pomerode Bioparque prepararam atrações especiais para julho. Os principais pontos turísticos da cidade vão atender com horário ampliado.

O mês também tem a agenda cheia de eventos. O aconchegante 18º Festival Gastronômico de Pomerode ocorre de 4 a 21 de julho no Pavilhão Municipal, com 12 restaurantes, música ao vivo e aulas-show. Para os amantes do rock, o Schornstein Festival vai reunir bandas ao ar livre durante os dias 6 e 7. Ainda tem feira de produtos regionais, espetáculos musicais no Teatro Municipal e o Tanz in Pomerode, festival internacional de danças folclóricas.

Aqueles que estão sempre de olho em boas oportunidades de compras terão lojas de fábrica com promoções. Destaque para o Feirão Oxford, com ofertas especiais de produtos para cozinha reunidas sob uma enorme tenda no Centro da cidade. Confira detalhes sobre as atrações de julho em Pomerode.

Festival Gastronômico de Pomerode

De 4 a 21 de julho, 12 restaurantes da cidade levam suas cozinhas para um mesmo endereço: o Pavilhão Municipal de Eventos. Na 18ª edição, o festival tem como tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. Cada estabelecimento teve o desafio de criar um prato inédito com um ingrediente brasileiro adotado pelos imigrantes alemães no século XIX.

O cardápio completo tem mais de 100 opções, incluindo entradas, pratos principais e sobremesas. O evento tem vinhos da importadora Decanter, fondue e chocolate quente da Nugali Chocolates, drinks da Brennstube, cervejas da Schornstein e o tradicional Glühwein. Confira mais detalhes sobre o Festival Gastronômico de Pomerode.

Foto: Daniel Zimmermann

Schornstein Festival

Nos dias 6 e 7 de julho, a rua em frente ao Centro Cultural de Pomerode é fechada para a montagem de um palco e uma grande praça de alimentação. Bandas de rock e DJs agitam o público em comemoração ao aniversário da cervejaria Schornstein. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o Schornstein Festival.

Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Spitz Pomer

Inaugurado no início de junho, o parque temático de aventura é a grande novidade de Pomerode para estas férias. Tem um tubing, um enorme tobogã para descer sobre uma boia; uma tirolesa em zigue-zague, o Zorball, onde o visitante desce uma encosta dentro de uma bola, além da minifazenda com animais de verdade, balanço gigante, tiro ao alvo, arco e flecha e muitas outras atrações.

O parque fica em frente ao Teatro Municipal, bem perto do Zoo Pomerode e da Vila Encantada. Mais informações no site do Spitz Pomer.

Foto: Divulgação

Parque de Experiências Vila Encantada

O Parque de Experiências Vila Encantada terá várias novidades para as férias escolares. As crianças vão se divertir em uma oficina de fósseis com o tema do Megalodon, criatura pré-histórica retratada no filme Megatubarão. Cada participante levará para casa um dente do Megalodon em tamanho real.

Para o período, a Vila também vai lançar a Carteirinha de Paleontólogo Encantado, uma distinção que os pequenos aventureiros receberão no parque, assinada pelo paleontólogo Cezar Santos.

Na área de alimentação, a Vila inaugura a Dino Pizza, uma nova opção gastronômica com criações do chef alemão Heiko Grabolle, e ainda totens digitais para atendimento. Em julho o parque abre todos os dias. Confira os horários no site da Vila Encantada.

Foto: Divulgação

Alles Park

O Parque da Neve está preparando uma programação especial para julho, incluindo apresentações musicais, horário estendido e um espaço de brincadeiras para crianças com recreadores. O Alles Park vai funcionar todos os dias, das 10h às 20h, com as atrações até 19h. Mais informações no site do Alles Park.

Foto: William Bucholtz/Alles Park

Zoo Pomerode Bioparque

O maior zoológico de Santa Catarina está preparado para receber famílias de todo o Brasil durante as férias de julho e também preparou atividades especiais. Entre os dias 13 e 28, o público poderá acompanhar uma atividade de condicionamento com o lobo-guará, uma das 220 espécies abrigadas pela fundação, que é sem fins lucrativos e integra esforços internacionais de conservação.

Todos os dias, às 13h30min, haverá uma apresentação didática diante do recinto do lobo-guará. Na dinâmica de condicionamento do animal, o público será convidado a participar. Mais informações no site do Zoo Pomerode Bioparque.

Foto: Divulgação

Museu do Automóvel de Pomerode

A novidade do museu para estas férias é o Tour Virtual. Com o uso de tecnologia agora os visitantes podem conhecer o interior dos carros. Basta mirar a câmera do celular no QR-Code em frente cada veículo. O tour em 360 graus mostra cada detalhe interior das relíquias dos anos 40, 50 e 60. Inclusive o motor.

O museu também vai operar em horário estendido em julho. Confira no site do Museu do Automóvel de Pomerode.

Foto: Divulgação

Museu Interativo Brasil Alemanha

O museu apresenta a exposição interativa Sonhos Invisíveis, que aborda os 200 anos da imigração alemã no Brasil — que serão comemorados no dia 25 de julho. No mês das férias escolares, todos os visitantes pagam meia entrada. Mais informações no site do Museu Brasil Alemanha.

Foto: Divulgação

Passeio na Makuka

A Karsten inaugurou um novo passeio ao interior da fábrica, localizada no acesso a Pomerode pela SC-421. O tour é a bordo da Makuka, um simpático trenzinho com 15 metros de comprimento e capacidade para 24 passageiros.

O atrativo destaca os processos de produção: fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção, finalizando com uma visita ao Centro de Memórias, que ressalta os marcos históricos da empresa. O passeio dura uma hora e meia.

Disponível às quartas, quintas e sextas-feiras, com dois horários por dia: às 10h e 15h. Aos sábados, 9h e 11h. A saída é na loja da fábrica. A atração é permitida para maiores de 12 anos.

Foto: Divulgação/Karsten

Feirão Oxford 

A Oxford promove em julho mais uma edição do Feirão em Pomerode. São muitas opções em porcelanas, cerâmicas, taças de cristal e vários outros produtos para a cozinha. Uma oportunidade para renovar seus itens de cozinha com preços imperdíveis e parcelamentos em até 10x nos cartões, sem juros.

O Feirão da Oxford será entre 17 e 28 de julho, das 9h às 19h, ao lado da loja, localizada na Rua Luiz Abry, 1245, no Centro de Pomerode.

Foto: Divulgação

Loja Schmidt

Em julho a loja da tradicional marca de Pomerode terá descontos quentinhos de até 40%. O espaço terá horários especiais de atendimento.

Nova loja de artesanato

Em julho o Centro de Pomerode ganhará uma nova loja de artesanato. A Das Haus Artesanato de Fino Acabamento vai concentrar a produção do Ateliê Holz & Stoff, além de outros artesãos locais. São peças em madeira, tecidos, porcelanas pintadas à mão, biojoias e velas, além de biscoitos, geleias e um pequeno antiquário. Na Rua XV de Novembro, 327.

Outros eventos em julho

Orquestra Filarmônica Scar: no dia 4 de julho, às 20h, a Orquestra Filarmônica Scar, de Jaraguá do Sul, vai trazer a turnê Retratos ao Teatro Municipal de Pomerode. A entrada é gratuita.

Feira de produtos coloniais: a feira de produtos coloniais da Rota do Imigrante chega à 35ª edição no dia 6 de julho. Das 8h às 13h, na Kreativerplatz.

Rock com orquestra: no dia 14 de julho, às 19h, a Orquestra Prelúdio, de Joinville, apresenta o espetáculo Orquestrando, com clássicos do rock em versões combinadas com a música erudita. Entrada gratuita. No Teatro Municipal.

Tanz em Pomerode: de 20 a 28 de julho, grupos folclóricos germânicos vão se apresentar em celebração aos 200 anos da imigração alemã. O evento gratuito no Centro Cultural de Pomerode também terá feira de artesanato, música e gastronomia.

Notícias relacionadas