Economia

Febratex Summit conta com apoio de importantes entidades do Setor Têxtil

Em agosto, Blumenau sedia a segunda edição do Febratex Summit, um dos maiores eventos nacionais do Setor Têxtil

25 de abril de 2023

Foto: Andrea Bisker

Em agosto, Blumenau sedia a segunda edição do Febratex Summit, um dos maiores eventos nacionais do Setor Têxtil, que reunirá líderes do mercado têxtil nacional e internacional para promover conhecimento e apresentar soluções em sustentabilidade e inovação para indústria têxtil. A feira de negócios irá, através de seus palestrantes convidados, informar para inspirar, e os expositores apresentarão tecnologias e conceitos globais mais inovadores para o setor, com foco nos três pilares: Inovação, Business e Sustentabilidade.

“Acreditamos que, além de falar e promover conhecimento e informações sobre sustentabilidade e inovação, é preciso mostrar empresas e profissionais que entreguem essas soluções para o mercado. Por isso, o Febratex Summit 2023 tem como objetivos informar, inovar e inspirar para colocar em prática o conteúdo sobre sustentabilidade, a partir das conexões e negócios entre profissionais e empresas de toda a cadeia produtiva da indústria têxtil brasileira”, explica a diretora executiva do Febratex Group, Giordana Madeira.

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é uma das instituições que acredita na importância do Febratex Summit para a troca de conhecimentos e divulgação de soluções inovadoras para o setor. “Nosso propósito é promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente. Portanto, é com satisfação que apoiamos institucionalmente a realização da Febratex Summit”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Fundada em 1999, a entidade congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, contemplando cerca de 115 marcas que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar. A entidade lidera o Programa ABVTEX de monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva, considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda na América Latina, em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno.

Pela primeira vez no evento, a Sou de Algodão acredita na união para a superação dos desafios, por isso também apoia o Febratex Summit. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de nos juntarmos à indústria que consome a nossa fibra, para compartilharmos nossa história de mais de 20 anos, estruturando e tornando o setor produtivo mais competitivo para os mercados nacional e internacional”, aponta a diretora de Relações Institucionais da Abrapa e Sou de Algodão, Silmara Salvati Ferraresi.

Ela diz que sempre foi um sonho essa união com os diferentes elos da cadeia. “Com isso, fortalecemos a indústria e ajudamos a elevar o nível e a competitividade dessa grande cadeia”, observa. Silmara considera que o Summit proporciona momentos para empresários e profissionais da indústria refletirem sobre suas práticas, considerarem as mudanças que estão emergindo a cada ano e se prepararem para perpetuar em seus negócios, com competitividade, inovação e, principalmente, responsabilidade.

O apoio ao evento se consolida também regionalmente. Uma das entidades parceiras é o Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário). O diretor executivo do sindicato, Renato Valim, destaca a relevância do Summit para o setor, trazendo informações estratégicas em diversas áreas importantes para as indústrias têxteis, como inovação e sustentabilidade. “Além disso, é uma importante oportunidade para conhecer cases bem sucedidos desenvolvidos para a indústria”, acrescenta. O Sintex atua em uma base territorial que abrange 18 municípios do Vale do Itajaí, região com cerca de 5 mil indústrias têxteis e confecções e aproximadamente 65 mil trabalhadores.

A entidade promove iniciativas que vão além de produzir resultados em benefícios das empresas têxteis e do vestuário, tornando-as mais competitivas no mercado globalizado, desenvolvendo ações que geram ganhos reais a toda a comunidade.

 

Inscrições  

O acesso a toda a área de exposição de empresas e Espaços Talks é gratuito, mediante inscrição online e prévia. Para assistir as palestras da Arena Principal, os ingressos são limitados e já estão à venda. Ambos os ingressos estão disponíveis no site www.febratexsummit.com.br.

O evento conta com o oferecimento da Cidade de Campo Verde MT; Patrocínio Master da Audaces, Coleção.Moda, Lectra e CLO Virtual Fashion e Patrocínio Advanced de Brasil Botões, Cataguases, Coratex, Dalila Têxtil, Senai SP, Senai CETIQT, Senai SC, Texneo, IZ Têxtil, Molde.Me e QueenCo. A curadoria científica internacional do evento será feita pelo Citeve Tecnologia Têxtil.

A realização tem o apoio de importantes instituições como ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Sou de Algodão e SINTEX (Sindicato das Indústria de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau).

O Febratex Summit reúne até o momento 45 expositores confirmados, entre empresas e startups. Serão dois Espaços Talks e a Arena Principal, com apresentações nos dois dias, promovendo mais de 50 horas de programação de conteúdo.

 

Agenda Febratex Summit 2023 

Data: 23 e 24 de agosto

Local: Parque Vila Germânica, Blumenau/SC

Notícias relacionadas