Comunidade

Fazer um intercâmbio sem sair de casa? Sim, é possível!

AFS busca famílias que possam hospedar intercambistas em Pomerode

29 de julho de 2022

Foto: Divulgação / AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma instituição educacional, não-governamental, sem fins lucrativos, que conta com mais de 1.000 voluntários ativos em todo o país. A organização tem como objetivo promover intercâmbios culturais. O AFS proporciona diversas experiências, tanto para os estudantes, como para famílias hospedeiras, voluntários e comunidade em geral.

continua após a publicidade

Todo ano estudantes de diversas nacionalidades chegam em nossa cidade. E nesse ano não seria diferente! Por isso o AFS está à procura de famílias que tenham interesse em receber voluntariamente um estudante estrangeiro, com idade entre 15 e 18 anos, em sua casa.

Muitas famílias pomerodenses já puderam ter essa incrível experiência, como é o caso do senhor Marcos J. S. Beber, que já recebeu alguns dos participantes do AFS. Em depoimento, ele conta:

continua após a publicidade

“Meu filho sempre teve vontade de fazer intercâmbio, porém como ainda não conhecia a instituição, tinha um certo receio. Então decidimos receber um estudante pelo AFS, para conhecermos um pouco mais sobre e entender como funcionava. Foi hospedando que pude notar a seriedade e amparo que a instituição tem com o estudante e também com a família. Mas talvez eu seja suspeito a falar, pois gostamos tanto que já recebemos sete estudantes em nossa casa”, disse.

Receber um estudante estrangeiro é vivenciar a experiência do aprendizado intercultural sem sair de casa. Afinal, uma única pessoa, vinda de outro país, está repleta de diferenças culturais que estimulam a aprendizagem de novos hábitos e valores.

Todos os estudantes são selecionados e orientados pelo AFS do país de origem e isso traz uma segurança para a família que irá hospedá-lo. E o comitê do AFS local acompanha e dá todo o suporte à família hospedeira, pois assim como o participante, a família também tem sua fase de adaptação. Todos os intercambistas do programa têm o compromisso de frequentar a escola e o AFS é o responsável por despesas com seguro médico, escola e transporte escolar.

Podem se candidatar a receber um estrangeiro, famílias com diferentes formações, origens, níveis socioeconômicos, raças e religiões, desde que acreditem e apoiem nossa proposta de educação intercultural.

Ficou interessado? Entre em contato com o Comitê do AFS Vale Europeu pelo e-mail comite.valeeuropeu@afs.org, via Instagram @comite.valeeuropeu ou através do Whatsapp (47) 99780-8321. A coordenação do AFS pode agendar uma visita, sem compromisso, para mais informações.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade