Falta uma semana para o início do Festival Literário Internacional de Pomerode
Evento terá uma vasta programação, para todas as idades
Foto: Arquivo Jornal de Pomerode
Começa na próxima quarta-feira, 09 de agosto, e segue até o domingo, 13, uma novidade na programação de eventos da nossa cidade. O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) chega com o objetivo de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã.
Daqui a uma semana, grandes nomes da literatura, consagrados no Brasil e no exterior, estarão em Pomerode, como parte da programação do Festival, que será realizado no Teatro Municipal.
O festival tem programação para todas as idades e as oficinas podem ser frequentadas por crianças, grupos e famílias que queiram mergulhar no universo da leitura. Um espaço especial será dedicado ao momento de autógrafos e fotos com os convidados e palestrantes.
A cerimônia oficial de abertura será às 19h30min, na quarta-feira, e terá o espetáculo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, uma das melhores orquestras de Santa Catarina, que apresentará um repertório eclético e vibrante de compositores alemães e brasileiros, no Teatro Municipal da cidade.
Os ingressos para toda a programação do FLIPomerode são gratuitos e podem já ser garantidos no site do evento, de forma antecipada, já que existe a limitação devido à capacidade do Teatro Municipal.
Confira a Programação do primeiro dia de evento:
Quarta-feira (9/8)
8h – Início das atividades de programação e da livraria oficial do evento;
8h15min e 14h– “Os músicos de Bremen” com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus;
Contação de história bilíngue português-alemão a partir do clássico dos irmãos Grimm. Indicação: a partir de seis anos.
9h e 14h30min – “Histórias para encantar” com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal;
Mediação de leitura para crianças com a proposta de apresentar inúmeros contos infantis, de fadas, fábulas – dos clássicos aos contemporâneos – adaptados às narrativas da oralidade promovendo uma viagem lúdica e de autoconhecimento. Indicação: a partir de seis anos.
9h30min e 15h – “Um sem fim de histórias” por Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube;
Narração de histórias bilíngue português-alemão a partir dos contos para jovens e crianças do autor alemão Michael Ende. Indicação: a partir dos nove anos.
10h15min e 16h – “Max e o gigante dos oceanos” com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus;
Contação de história bilíngue português-alemão inspirada no livro de Torsten Andreas. Indicação: a partir de seis anos.
15h30min e 20h – “Escrita e escuta criativa: contos alemães” com Stefanie Herzog (Garopaba/SC), no Espaço das Oficinas;
A tradutora alemã Stefanie Herzog (desde 2010 no Brasil) faz um percurso de escrita e tradução com contos instigantes. Atividade bilíngue: português e alemão. Indicação: a partir de 15 anos.
19h30min – “Letramento literário”. Oficina de mediação de leitura para professores e auxiliares de bibliotecas com Gelson Bini (Palhoça/SC), na Märchenhaus;
A atividade traz referencias sobre a literatura infantil e juvenil com o intuito de dinamizar os processos de ensino e aprendizagem e contribuir para a concepção de mundo dos educandos. Indicação: professores e auxiliares de biblioteca.
19h30min – Cerimônia oficial de abertura com a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, no Teatro Municipal;
A Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, uma das melhores orquestras de Santa Catarina, apresenta um repertório eclético e vibrante de compositores alemães e brasileiros.
22h – Encerramento das atividades