Turismo

Falta um mês para a Páscoa: 14ª Osterfest recebe o público celebrando as tradições da data

Maior ovo decorado e maior árvore de casquinhas do mundo estão entre as atrações do evento, que não exige mais uso de máscaras e comprovante de vacinação

17 de março de 2022

Foto: Daniel Zimmermann

A Páscoa será celebrada no dia 17 de abril. Há um mês da data, a 14ª Osterfest segue com a programação que apresenta e envolve o público nas tradições dos colonizadores alemães de uma das celebrações mais importantes do ano para os cristãos. O maior evento de Páscoa da América Latina acontece em Pomerode de quintas-feiras a domingos.

Com as novas orientações publicadas nas últimas semanas, não é mais necessária a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscaras é opcional. A Associação Visite Pomerode (Avip), realizadora do evento, manteve a lotação simultânea máxima de 30% no Centro Cultural de Pomerode para possibilitar o distanciamento e melhorar a experiência do visitante. Os comunicados orientando sobre o uso de máscaras em caso de sintomas e a disponibilização de álcool gel também foram mantidos.

Mais de 40 mil pessoas passaram pela 14ª Osterfest no primeiro mês. A expectativa é que o número seja ainda maior nas próximas cinco semanas, até 17 de abril. “Nós estamos muito felizes realizar o evento, receber as pessoas e retomar a atividade turística que é fundamental para a economia da região. É muito simbólico que uma data que é sobre renascimento motive as pessoas a visitarem Pomerode”, diz Manfredo Goede, presidente da Avip.

Neste fim de semana, além das atrações que fazem parte da agenda da Osterfest, quatro apresentações culturais estão marcadas. No sábado, às 15h se apresenta o Grupo Lindental (de Treze Tílias), às 16h acontece uma apresentação externa do Ballet Cultura de Pomerode e às 18h os mesmos bailarinos sobem ao palco do Teatro Municipal de Pomerode, que fica junto ao evento. Já no domingo (18), às 11h o Grupo Lindental (de Treze Tílias) se apresenta e às 15h o evento terá o Volkstanzgruppe Blauer Berg.

 

Foto: Daniel Zimmermann

No sábado (19) e no domingo (20), a partir das 15h, também acontece a Serenata de Páscoa, com os Stüppen percorrendo o evento com música típica.

 

Atrações da 14ª Osterfest

O evento funciona de quinta-feira a domingo, sempre das 10h às 20h. Durante todo esse período, é possível visitar dois recordistas mundiais: a maior árvore de casquinhas naturais, com mais de 100 mil unidades coloridas manualmente, e o maior ovo decorado, com mais de 15 metros de altura, este ano pintado com a técnica Bauernmalerai.

Além disso, acontecem durante todo este período oficinas de pintura de casquinhas, bolachas, cestas de páscoa e coelhos de pano. O Fritz Hase, coelho que é o mascote do evento, também circula pelo evento e pela Toca do Coelho, espaço decorado para incentivar a imaginação de adultos e crianças.

A Ostermarkt, feira que reúne artesãos locais, e a Casa de Doces, também recebem os visitantes. A praça de alimentação conta com diversas opções de comidas e bebidas e outros pontos de vendas apresentam itens produzidos na região aos visitantes.

 

Serviço:
14ª Osterfest
Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Mais informações: www.visitepomerode.com.br

Notícias relacionadas