Eventos

Exposição de Orquídeas de Pomerode: casal fala sobre paixão pelo cultivo de plantas

Marcos Paulo Viebrantz e Simone Viebrantz participam pela primeira vez da Exposição, em Pomerode

11 de abril de 2025

Foto: Isadora Brehmer / JP

Um hobby que se transformou em uma terapia e, depois, em uma paixão. Marcos Paulo Viebrantz e a esposa, Simone Viebrantz, irão participar pela primeira vez da Exposição de Orquídeas de Pomerode, que chega à sua 28ª edição, e comentam como começou a sua relação com o cultivo de plantas.

Segundo Marcos, há cerca de três anos, ele a esposa, Simone, ganharam duas suculentas como presente de aniversário. “Na época, eu não sabia o que era uma suculenta e acabei não dando tanta atenção. Depois, eu ganhei mais duas plantas e acabei deixando-as embaixo de um pé de carambola, porque não tinha conhecimento sobre plantas. Quem conhecia bastante plantas eram minha mãe e minha avó, que já são falecidas. Depois de cerca de um ano deste episódio em que ganhei as suculentas, passei por um período turbulento em minha vida pessoal e minha esposa, para me ajudar, sugeriu que comprássemos uma flor, para cuidarmos”, conta.

O casal adquiriu uma Flor de Maio, que é considerada um cacto. A partir daí, o gosto pelo cultivo e cuidado com as plantas aflorou, tanto para Marcos quanto para Simone. Os dois compraram mais suculentas e, pouco a pouco, a coleção foi crescendo. O cuidado com as plantas ajudou Marcos a também lidar com a ansiedade.

“Estar com as plantas é uma forma de descarregar esta ansiedade. Minha esposa também me ajuda muito a controlar este sentimento, mas às vezes preciso de algo a mais e o cultivo ajuda nisso. Hoje, todo o fim de tarde, a primeira coisa que fazemos é ir ao jardim e molhar todas as flores e, quando necessário, faço isso com os cactos e as suculentas”, explica Marcos.

O casal também está iniciando o cultivo de orquídeas, pouco a pouco, para aprender como cuidar delas da melhor forma, já que exigem mais atenção e cuidado. Hoje, Marcos e Simone têm cerca de 1.500 espécies de plantas em casa, entre cactos, suculentas, orquídeas, plantas ornamentais e outras.

A primeira participação em uma exposição foi na cidade de São Bento do Sul, em junho do ano passado. Neste ano é a primeira vez em que fazem parte do grupo de expositores do evento em Pomerode.

“Cuidar das plantas se tornou verdadeiramente uma paixão. Cada uma delas tem a sua particularidade, o cuidado que necessita, e é por isso que eu me apaixonei por isso”, declara Marcos.

“O que mais nos encanta é quando vêm as flores, porque é sempre muito bonito e por isso amamos tanto cultivar as nossas plantas”, completa Simone.

O casal reforça, ainda, a importância de manter viva a tradição no cultivo de plantas em casa, tanto para o cuidado com a natureza, quanto para a manutenção de uma tradição local.

“Era muito comum no tempo da minha avó e da minha mãe. No entanto, percebemos que a nova geração não tem conhecimento sobre o cultivo das plantas. Mas nós estamos fazendo, agora, este resgate desta tradição e também da variedade para o meio ambiente, inclusive trazendo de volta plantas que já não existiam mais. Por isso é tão importante continuar tendo as Exposições e Encontros como esta, em Pomerode, para que se divulgue este conhecimento tão rico e fundamental”, frisam.

A 28ª Exposição de Orquídeas

A 28ª Exposição de Orquídeas de Pomerode é realizada de 11 a 13 de abril, no Pavilhão de Eventos de Pomerode. A visitação à exposição teve início às 15h desta sexta-feira (11) e segue até às 21h.

A programação segue no sábado, 12 de abril, com início às 9h e seguindo até às 19h. No domingo (13), a programação acontece das 9h às 17h e, às 14h, será realizada a Troca de Mudas e Sementes, em parceria com a Epagri.

Entre as atrações da Exposição estão a feira de orquídeas, cactos, suculentas, plantas ornamentais, rosas do deserto, além do artesanato, dos temperos naturais e da feira de variedades. O evento também conta com pastelada e tapioca como opções gastronômicas para os visitantes. A contribuição para a entrada no evento é de R$ 5,00.

A 28ª Exposição de Orquídeas de Pomerode é uma promoção do Círculo de Orquidófilos de Pomerode, com apoio da Prefeitura Municipal e da Epagri (escritório Pomerode).

Notícias relacionadas