Esporte

Ex-paratleta, Rudibert Jung morre, aos 57 anos

Ele estava internado no Hospital e Maternidade Rio do Testo, por complicações do Mal de Alzheimer.

2 de março de 2022

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 1º de março, Pomerode perdeu um de seus paratletas mais apaixonados. Rudibert Jung faleceu, aos 57 anos, no Hospital e Maternidade Rio do Testo, por complicações do Mal de Alzheimer.

Praticante da Bocha Rafa DI (deficiente intelectual), Jung representou a cidade de Pomerode, nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), entre 2007 e 2018, por meio da Associação Pomerodense de Deficientes Físicos (Apodef).

“Ele era aluno da Apae e foi lá que eu conheci. Por onde passou, o Rudi, como era carinhosamente chamado, semeou uma trajetória de amor, alegria, pureza e inocência. Ele conseguiu ensinar às pessoas o real sentido de amar”, relata a professora Ilsani Baptista, coordenadora do paradesporto em Pomerode.

Ela conta que, sempre que possível, o levava para as competições. “Ele tinha muito apoio da família e sua maior felicidade era ganhar uma medalha, nem que fosse de participação. Sempre dávamos um jeito de conseguir uma para ele, afinal, era algo que valorizava. Tanto que, ele foi sepultado com as suas medalhas. Sua irmã – que estava cuidando dele nesta fase final – me disse que não sabe se é certo ou errado, mas foi o que ela sentiu naquele momento”.

 

Ilsani e Rudi, durante uma competição | Foto: Divulgação

 

Rudi era querido por todos e Ilsani diz que ele não media esforços para transmitir este carinho às pessoas. “Assim que me via, já abraçava, era o nosso ‘mascote’. Por isso, todos estamos sentindo a sua perda. Mas tenho certeza de que agora não está mais sofrendo e que sua alma está tranquila. Eu sempre digo: não são eles que aprendem com a gente, mas sim, somos nós que aprendemos com eles. E essas lembranças e boas histórias ficarão para sempre, na memória”, finaliza, emocionada.

Rudibert Jung deixa enlutados nove irmãs, quatro irmãos, cunhadas, cunhados e demais familiares, além dos amigos que fez durante a sua carreira como paratleta.

 

Foto: Divulgação

 

Notícias relacionadas