Esporte

Etapa Municipal do Moleque Bom de Bola movimenta alunos de nossa cidade

Teve início, na tarde desta segunda-feira, dia 06 de maio, no Estádio Hermann Koch, em Testo Central, mais uma Etapa Municipal do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol “Moleque Bom de Bola”. As disputas vão envolver nove instituições de ensino de Pomerode.

6 de maio de 2019

Teve início, na tarde de segunda-feira, dia 06 de maio, no Estádio Hermann Koch, em Testo Central, mais uma Etapa Municipal do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol “Moleque Bom de Bola”. As disputas vão envolver nove instituições de ensino de Pomerode, nos naipes Masculino e Feminino.

No Masculino, são seis escolas, que foram divididas em dois grupos. A Chave A ficou com E.B.M. Dr. Amadeu da Luz, E.E.B.M. Prof. Curt Brandes e Colégio Sinodal Doutor Blumenau. Já a Chave B é composta por E.B.M. Almirante Barroso, E.B.M. Olavo Bilac e E.E.B.M. Prof. Vidal Ferreira. Neste naipe, as escolas jogam entre si, dentro das chaves, de onde sairão os semifinalistas e, posteriormente, os finalistas.

Já as disputas do Feminino terão três escolas: E.B.M. Almirante Barroso, E.B.M. Dr. Amadeu da Luz e E.E.B.M. Prof. Vidal Ferreira. Neste formato, todas jogam contra todas, em chave única, para conhecer a instituição vencedora.

O cerimonial de abertura aconteceu às 13h30min, com a presença dos diretores, professores e alunos das instituições, bem como, de autoridades. Os jogos vão até sexta-feira, dia 10 de maio, todos eles sendo disputados no campo do Vera Cruz.

Para o presidente da Funpeel, Arlindo Ewald, o popular Leke, o Moleque Bom de Bola é muito importante, em nível escolar, dentro da modalidade mais popular do Brasil. “E aqui, em Pomerode, este contexto não poderia ser diferente. A competição, que conta com o apoio dos professores de Educação Física e diretores, vai apontar as equipes que representarão nossa cidade, nas fases regional e estadual. As disputas já acontecem há 27 anos e nós temos que dar a essa oportunidade para os alunos, principalmente, nesta faixa etária, de onde podem surgir grandes atletas”, comenta.

Já o secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Buerger, diz que a prática dos esportes está atrelada à Educação Física, matéria que trabalha valores, como respeito, companheirismo e trabalho em equipe. “E as práticas esportivas, mesmo nas modalidades individuais, necessitam deste companheirismo. Mas o Moleque Bom de Bola trabalha o futebol, uma modalidade extremamente realizada em equipe. Isso mostra, também, que esta prática não tem gênero, onde a pessoa que quer participar e se sente bem, tem espaço para isso. A escola é um local onde esses valores têm que ser destacados”, conclui.

Notícias relacionadas