Estudantes de Pomerode integram primeira turma de Medicina em Timbó
Curso inédito reúne 40 acadêmicos e marca novo momento para a educação superior e a saúde na região
Foto: Divulgação
A noite do último dia 30 de março entrou para a história da educação regional com a aula inaugural da primeira turma de Medicina em Timbó. Entre os 40 estudantes que iniciaram a graduação, com duração prevista de 12 semestres, estão jovens de Pomerode que agora passam a integrar um marco importante para o ensino superior em Santa Catarina.
A abertura do curso foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) em novembro de 2025 e resulta de uma parceria entre a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Hospital e Maternidade Oase e a Prefeitura de Timbó. Inicialmente, as aulas ocorrem nos campi da FURB em Blumenau, até a conclusão dos novos espaços no município. A expectativa é de expansão já no próximo semestre, com a abertura de nova turma por meio do Vestibular de Inverno da Acafe.
Sonhos que começam a se concretizar
Para a estudante pomerodense Clara Lohse Alvarenga, ingressar no curso representa a realização de um sonho cultivado desde a infância. “Cursar Medicina é a realização de um sonho de infância, e fazer parte desse marco histórico da FURB em Timbó é maravilhoso. Estou muito feliz pela minha aprovação no vestibular e cheia de expectativas para começarmos em breve os estudos nos novos espaços e laboratórios, além dos setores do Hospital e Maternidade Oase”, afirma.
Clara também destaca o compromisso com a comunidade: “Que possamos honrar essa oportunidade, retornando o investimento em educação e saúde à comunidade com ética e humanidade”.
A paixão pela área da saúde também guiou a escolha de Pietra Gustmann, que vê na medicina uma forma de compreender profundamente o corpo humano e, sobretudo, impactar vidas. “Sempre fui apaixonada por biologia e pelo funcionamento do corpo humano. Para mim, a anatomia é como um quebra-cabeça, e na medicina aprendemos a montar peça por peça. Mas o principal motivo sempre foi a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas”, relata.
Emoção e superação até a aprovação
As histórias de aprovação são marcadas por dedicação e momentos de intensa emoção. Pietra lembra com detalhes o instante em que viu seu nome na lista. “Eu fiz a prova sem grandes expectativas, como um teste. Quando saiu a primeira lista, fiquei na posição 49ª. Dois dias depois, ao abrir a segunda chamada, vi meu nome entre os aprovados. Foi algo que parecia impossível e que, até hoje, ainda não parece totalmente real”, conta.
A estudante Isabella Jandre também viveu um momento inesquecível, mesmo estando fora do país. “Eu estava na Itália, em um restaurante com meus pais. Por causa do fuso horário, precisei esperar mais algumas horas. Quando o resultado saiu e vi meu nome, fiquei extremamente emocionada. É uma sensação incrível e inexplicável conquistar algo que se desejava tanto”, relembra.
Para Larissa Vale, a aprovação trouxe a certeza de estar no caminho certo. “Desde criança eu pensava em ser médica. Cheguei a considerar outros cursos, mas percebi que só seria feliz na medicina. Foi uma alegria muito grande conquistar essa vaga”, afirma.
Responsabilidade de fazer história
Além da realização pessoal, os estudantes destacam o peso simbólico de integrar a primeira turma do curso. Ser pioneiro traz orgulho, mas também responsabilidade.
“Me sinto muito honrada em fazer parte desse novo início. Por ser um curso novo, as novidades acabam aproximando muito a turma, e fico feliz em contribuir para a construção dessa história”, destaca Pietra.
Leonardo Lanser Corrêa reforça esse sentimento coletivo. “É uma honra enorme. Fazer parte da primeira turma significa não apenas estudar, mas também construir uma história. Existe uma responsabilidade maior, pois ajudamos a definir a identidade do curso”, pontua.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
Murilo Karsten compartilha da mesma visão. “Me sinto muito honrado em participar da primeira turma de medicina da FURB em Timbó, mas também sinto a pressão de ser responsável pelo futuro do curso”, afirma.
Já Isabella resume o momento como um equilíbrio entre privilégio e compromisso. “Ao mesmo tempo que é uma responsabilidade por iniciar um curso novo, é também um grande privilégio fazer parte de algo que ficará marcado para sempre no município e na FURB”.
Um novo capítulo para a região
A implantação do curso de Medicina em Timbó representa um avanço significativo para a formação de profissionais da saúde na região do Vale do Itajaí. A parceria entre universidade, poder público e instituição hospitalar reforça a proposta de alinhar ensino, prática e atendimento à comunidade.
Com a chegada das próximas turmas e a conclusão da estrutura própria no município, a expectativa é de que o curso contribua diretamente para o fortalecimento da rede de saúde local, além de abrir novas oportunidades para estudantes da região que sonham com a carreira médica.
Para os acadêmicos pomerodenses, no entanto, esse capítulo já começou, carregado de sonhos, desafios e a certeza de que estão escrevendo, desde já, uma história que vai muito além da sala de aula.