Esporte

Estreando em uma nova categoria do automobilismo

Victor Backes começa sua jornada na F4, nova categoria automobilística regulamentada pela FIA. Família que mora em Pomerode acompanha o jovem na nova experiência

23 de maio de 2022

Foto: Duda Bairros

Um dos novos caminhos que se abriram para quem almeja uma tão sonhada vaga na Fórmula 1, principal categoria automobilismo mundial, a F4 Brasil chegou neste ano para jovens pilotos adquirirem experiência na jornada rumo à F1. A nova categoria é certificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

continua após a publicidade

E, sonhando alto e a toda velocidade, Victor Backes estreou na F4 Brasil, no último domingo. Em Mogi Guaçu, no Autódromo Velocitta, o jovem piloto de 20 anos disputou a etapa de abertura da nova categoria. Após a disputa das três primeiras provas de um total de 18, Victor Backes ocupa a 8ª posição na tabela de classificação depois de somar 15 pontos na primeira corrida, um na segunda e dois na terceira.

Backes é natural do Oeste de Santa Catarina, porém, sua família reside em Pomerode há cerca de dois anos. O catarinense faz parte da equipe KTF Sports, juntamente com os pilotos Álvaro Yoon Cho, Luan Lopes e Richard Annunziata. Sua paixão por automobilismo começou cedo. Aos nove anos de idade, ingressou no kart profissional. Durante sua carreira no kart, o jovem já conquistou títulos estaduais e disputou diversos campeonatos. Recentemente, recebeu um convite para estar no grid da F4 Brasil. Segundo Backes, estar em uma categoria certificada pela FIA já é um grande sonho realizado.

continua após a publicidade

“É um sonho para mim. Espero desse ano, um ano competitivo e acredito que vou estar entre os cinco melhores”, comenta.
Backes é fã de automobilismo em geral mas tem como uma de suas grandes inspirações, o heptacampeão de F1, Lewis Hamilton, piloto da equipe Mercedes. Uma vaga na Fórmula 1 é um sonho, porém, o jovem sabe que precisa trilhar um longo caminho no automobilismo.
“Qualquer categoria do automobilismo já está bom para mim, aliás qualquer coisa que tem motor já me ganha (risos)”, finaliza.

Foto: Arquivo Pessoal

O próximo desafio de Backes e da sua equipe KTF Sports será em um dos templos do automobilismo brasileiro: o autódromo de Interlagos, que já foi palco de corridas emocionantes, disputas de títulos e também de angústia, apreensão e nervosismo, principalmente em 2008, quando na última volta e também quase na última curva, Lewis Hamilton ultrapassou o piloto alemão Timo Glock, tirando o título mundial de pilotos do brasileiro Felipe Massa, que estava na Ferrari. A etapa, no autódromo paulistano, será nos dias 30 e 31 de julho e terá transmissão do BandSports.

Sobre a F4

A F4 Brasil é organizada pela Vicar, a mesma empresa que hoje promove a Stock Car. Por isso, o novo campeonato de monopostos ocorrerá nos mesmos circuitos e datas que a Stock.
O grid do primeiro ano contará com quatro equipes. Cada uma delas terá quatro pilotos, com um total de 16 competidores disputando o título.
A primeira turma de piloto conta com sobrenomes conhecidos no automobilismo brasileiro, como Fernando Barichello, o Fefo, filho de Rubens Barrichello; Nicolas Giaffone, filho do piloto e comentarista da Band, Felipe Giaffone; Aurélia Nobels, que se destaca por ser a única representante do sexo feminino no grid.

Notícias relacionadas

Mais Lidas