Estimulando sentimentos, por meio da poesia
Projeto da EEBM Almirante Barroso leva declamações de poesias a espaços públicos, visando difundir o gênero literário e seus encantos
Alunos realizaram a declamação de poesias em espaços públicos. (Foto: Divulgação)
Levar a poesia a toda comunidade de Pomerode. Este é um dos objetivos do Projeto “Poetizar, eis a questão! Sonhar e recitar para o mundo transformar”, que está sendo desenvolvido pelos alunos de 9º ano da Escola de Educação Básica Almirante Barroso.
Uma das ações do Projeto é chamada de ‘Invasão Poética’ e promove declamação de poesias em diversos espaços públicos de Pomerode, como a Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Fórum, Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), postos de saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Senai, Confeitaria Torten Paradies, além de declamações na própria escola.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Marinês Ulbriki, o projeto surgiu a partir da proposta da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora da escrita de poesias para serem selecionadas e publicadas no Varal Literário.
“Iniciamos o projeto com a leitura da vida e obra dos consagrados poetas brasileiros, como ‘O tempo’ de Maria Quintana; ‘Mãos Dadas’ de Carlos Drummond de Andrade; ‘Motivo’ de Cecília Meirelles; ‘Saber Viver’ de Cora Coralina e o poema ‘Dois e Dois São Quatro’ de Ferreira Gullar. Após a leitura dos textos, declamação, análise e a produção de novos poemas, realizou-se a ‘invasão poética’. A atividade consistiu em declamar poesias em vários espaços da escola e, também, em outros locais da cidade com o intuito de levar a poesia, o encanto e o afeto para as pessoas, em um formato prazeroso e lúdico, com vistas a humanizá-las por meio dos recursos da linguagem poética”, explica a professora.
Além do aprendizado do conteúdo a respeito do gênero literário “Poesia”, o objetivo do projeto foi, também, trazer mais sensibilidade aos estudantes e à comunidade em geral.
“A ideia foi sensibilizar os alunos para a leitura, análise, declamação e produção de poemas, possibilitando, no espaço da sala de aula e também em outros locais, uma prática de leitura prazerosa e estimulante, uma vez que o poema é um gênero literário que apresenta particularidades em sua estrutura que facilitam sua identificação. Nossa intenção foi declamar poesias para levar o encanto e o afeto às pessoas com a pretensão de humanizá-las com a linguagem poética, bem como refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que seus poemas provocam no leitor ou no espectador”, enaltece Marinês.
Para a professora de Língua Portuguesa, que se considera apaixonada pelas letras e pela função das palavras, o projeto é motivo de orgulho.
“Penso que a função das Palavras, da Literatura e, principalmente da Poesia, é humanizar as pessoas, aguçar a sua sensibilidade para que possam poetizar-se. Sentimos esta sinergia nos locais onde realizamos a Invasão Poética, as pessoas retribuíram-nos com sorriso nos lábios e lágrimas de emoção, isto é muito gratificante. Projetos que humanizam as pessoas precisam estar inseridos nas aula de Português e no contexto escolar. Ao participar do projeto, os alunos desenvolvem competências orais, artísticas e literárias, interagem e se socializam, tornam-se sujeitos e protagonistas da empatia, do afeto e da sensibilidade que são valores imprescindíveis na sua formação humana e cidadã”, frisa.
Além das declamações e dos estudos já feitos, o projeto da Invasão Poética terá, ainda, uma Feira do Livro na Escola Almirante Barroso, nos dias 10 e 11 de novembro, na qual também serão realizadas as atividades “Um Poema em cada Árvore” e um Sarau Poético. Nelas, haverá declamação de poesias, esquetes teatrais, contação de histórias, interpretação de canções, exposições de obras de arte e trabalhos envolvendo as linguagens.
Esta é a primeira edição do Projeto, “Invasão Poética” no município de Pomerode e na Escola de Educação Básica Almirante Barroso. No ano que vem, a professora afirma que será feita a segunda edição do Projeto, ampliando os espaços de Invasão Poética.