Estado anuncia concurso da Polícia Civil de Santa Catarina com quase 500 vagas
Salário inicial para os cargos é de R$6.000,00, podendo alcançar até R$16.000,00
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Foto: PCSC/Divulgação
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou o novo concurso da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC) durante o evento de lançamento da campanha “Estação Verão”, realizado na última segunda-feira, 16 de dezembro.
Serão disponibilizadas 500 vagas para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia, com exigência de nível superior. Além disso, o governador informou a ampliação do efetivo e a nomeação de 55 excedentes do concurso anterior, realizado em 2023.
Jorginho Mello também revelou um aumento no efetivo da Segurança Pública, com a convocação dos candidatos aprovados nos concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. Como parte desse reforço, 55 candidatos aprovados no concurso de 2023 da PCSC serão nomeados. Nesse concurso, foram oferecidas 60 vagas imediatas, além de oportunidades para a formação de cadastro reserva para os cargos de Delegado e Psicólogo, com salários iniciais que podem chegar a até R$22.829,99.
O novo edital para o concurso da PCSC está previsto para ser divulgado no início de 2025. O anúncio foi comemorado pelo delegado-geral Ulisses Gabriel em suas redes sociais. Em agosto de 2024, o chefe de polícia já havia confirmado que o governador autorizaria a realização do concurso. O número de vagas aprovado é superior ao inicialmente solicitado: serão 490 vagas para Agente e Escrivão.
Para que o edital seja lançado, ainda é necessário concluir algumas etapas administrativas, como a formação da comissão organizadora e a contratação da banca responsável. O salário inicial para os cargos é de R$6.000,00, podendo alcançar até R$16.000,00 ao longo da carreira.
O Agente de Polícia tem como responsabilidades atividades voltadas para a segurança pública e a aplicação das leis, como dirigir viaturas policiais, manter a integridade dos equipamentos, operar sistemas de comunicação, além de realizar entregas de correspondências e intimações.
Já o Escrivão de Polícia desempenha funções essenciais no funcionamento das delegacias, seguindo as orientações do Delegado, realizando atividades de cartório, dirigindo viaturas quando necessário e redigindo documentos e registros pertinentes ao cargo. Além disso, os escrivães ajudam na preservação do patrimônio da unidade policial, emitem mandados de intimação e requisição, fornecem certidões e cópias de documentos, recebem fianças e cuidam de objetos e valores relacionados às investigações.
Para ambos os cargos, os candidatos devem possuir diploma de graduação em qualquer área de nível superior.