Esporte

Escolinha de futsal do Floresta fecha temporariamente

Local trabalhava com cerca de 92 crianças nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13

19 de fevereiro de 2015

A escolinha de futsal do Floresta paralisou suas atividades temporariamente. O local mantinha cerca de 92 crianças, nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Conforme a diretoria florestina, as atividades da escolinha foram suspensas até se encontrar uma maneira de mantê-la. Após o corte da subvenção pelo poder municipal, a associação tentou manter as atividades com recursos arrecado através de mensalidades, porém o alto custo de manutenção fez com que essa ação fosse tomada.

“Até 2012, o poder público aplicava valores de subvenções para associações e entidades. Não só para o Floresta, mas como para todas as associações, e estas mantinham a parte esportiva. Porém, isso não pode mais. Depois de uma lei estadual, não se pode mais passar subvenção para a parte esportiva. As competições que o Floresta participava, a Funpeel ajudava com o pagamento das inscrições dos atletas e alimentação em algumas disputas que era solicitada. O que era legalmente possível de se pagar, além do transporte”, disse Célio Schlingmann, presidente da Funpeel. 

A continuação ou não da escolinha da Associação Esportiva Floresta passa para as mãos da próxima diretoria, que será escolhida, através de eleição, no dia 20 de fevereiro. Até lá, os jovens atletas terão que aguardar.

APF Futsal – Outra escolinha de futsal disponível no município é da APF Futsal. Um dos pontos que estavam indefinidos entre a Funpeel e a associação era a manutenção do profissional responsável. No ano passado, o poder municipal era responsável pelo pagamento do professor, e a APF contribuía com os materiais esportivos. Na última sexta-feira, dia 13, em entrevista ao Jornal de Pomerode, o presidente da Funpeel, Célio Schlingmann, afirmou que a contratação do profissional já foi efetuada. O responsável é Evanílson da Silva Santos, mais conhecido como Paraíba, que irá comandar a escolinha, com uma carga horária de 40 horas semanais. Vinte horas a mais que no ano passado. 

“O Paraíba, a partir da semana que vem, provavelmente, já estará 40 horas semanais conosco. A Funpeel vai atrás de um patrocinador para as demais 20 horas. Estamos em contato com algumas empresas”, relatou Célio. As categorias que o Paraíba deverá trabalhar será a Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. “Pensamos não só no time adulto como também na base. Um dia o time adulto vai sair desta base. Por isso necessitamos que o Paraíba, profissional contratado, esteja aqui nestas 40 horas”, relata o presidente da Funpeel. 

“A APF continua como nossa parceira sem dúvida nenhuma. Estou aguardando uma nova reunião com o presidente da APF, Mario Junior Harmel, para definirmos algumas situações. Essa reunião deverá definir a Copa Vale Europeu, micros, regionais e Jogos Abertos. Precisamos ver do que a APF pretende participar”. Já o presidente da APF informou que esta reunião deverá acontecer na próxima quinta-feira, dia 19, para definitivamente decidir todas as questões pendentes. Conforme Harmel, a APF solicita o apoio para as fases classificatórias dos Jogos Abertos e também para a realização da Copa Vale Europeu. O que está certo é que a APF Futsal não participará do Estadual neste ano, por falta de aporte financeiro. Conforme comunicado da diretoria em sua página oficial no Facebook, a equipe conseguiu levantar um valor de aproximadamente 70%, com apoio de empresas de Pomerode, Timbó e Jaraguá do Sul. “A APF veio nos procurar para participar do projeto da primeira divisão do estadual. A prefeitura iria apoiar o projeto. Tinha um valor estimado, dentro de uma legalidade, para ajudarmos”, conta Célio.

O posicionamento da diretoria da APF Futsal é ter um apoio mais valorizado pelo trabalho até agora desempenhado pela modalidade, representando a cidade de Pomerode. O bom trabalho dessa diretoria, realizado nesses anos de existência, refletiu no convite da associação representar a cidade vizinha de Timbó em competições estaduais, Jogos Abertos e até a realização da Copa Vale Europeu naquele município.

Projeto vai beneficiar crianças do município – De acordo com Célio, este ano deve iniciar um projeto, em parceria com a secretaria de educação, para ter o polo norte e sul, que vai trazer os atletas que se destacam nas escolas para o polo central, no parque de eventos. “Irá vir 10 atletas de cada modalidade vinda de cada polo para representar o município, totalmente gratuito. Essa iniciativa vai acontecer no futsal, voleibol, atletismo e punhobol, que acontecem aqui dentro do parque”, afirma o presidente da Funpeel, que acredita que o projeto deva estar em prática em meados ou final de março.

Notícias relacionadas