Geral

Encontro da cultura Pomerana

V PomerBR acontece de 12 a 14 de novembro, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo discutir patrimônios, pertencimentos e territorialidades

2 de novembro de 2016

A língua mãe de nosso município, há alguns anos, tem sido pauta de encontros nacionais. Em 2016, o V PomerBR acontece na cidade Canguçu (RS), entre os dias 12 e 14 de novembro.

Nesta edição, o tema abordado será patrimônios, pertencimentos e territorialidades. 

O encontro é uma ação de promoção e debate da questão pomerana no Brasil, que reúne membros do Povo Pomerano, lideranças comunitárias, pesquisadores e representantes da CNPTC, visando estabelecer um espaço de reconhecimento, análise e proposição política da condição.

A proposta de criar um evento nacional para discutir as questões da cultura, do pertencimento e dos modos de ser dos pomeranos, nasce dentro do contexto da diversidade cultural e tem como pressuposto o Plano Nacional de Direitos Humanos e do decreto 6.040/2007.

A Língua Pomerana – O Dr. Ismael Tressmann tratou o tema em sua tese de doutorado, denominada “O Pomerano: uma língua baixo-saxônica”.

Segundo ele, “a língua pomerana é falada no Brasil pelos descendentes de pomeranos em comunidades no Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maioria dos falantes é bilíngue em Pomerano e Português. (…) A entrada do Alemão na Pomerânia se dá mais tarde, a partir de 1530, com a Reforma Luterana. A língua falada espontaneamente na esfera informal, na família e entre os vizinhos, no entanto, continuou sendo o Pomerano”.

A antiga Pomerânia – Ainda segundo Tressmann, “a antiga Pomerânia situava-se nas costas do mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia e os países escandinavos. A Província Prussiana da Pomerânia surgiu em 1817. Mais tarde, em 1871, com a união dos estados alemães, ela passa a fazer parte do Império alemão. Até 1945, a Pomerânia estava dividida entre Pomerânia Ocidental ou Anterior e Pomerânia Oriental. Stettin, a capital, separava o leste do oeste. Com a derrota da Alemanha na II Guerra Mundial (1945), a Pomerânia Oriental é anexada à Polônia e a Pomerânia Ocidental passa a integrar o atual Estado de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha. Expulsa pelo Exército Vermelho, a população teve de deixar, às pressas, a sua terra natal e a grande maioria fixou residência, parte na Alemanha Ocidental e parte na Oriental. A partir daquele ano, a Pomerânia como tal desaparece do mapa da Europa”.

Notícias relacionadas