Esporte

Empresário de Pomerode participará do 14º Transcatarina

Rafael José Jaques estará pela segunda vez na disputa off-road.

3 de julho de 2022

Foto: Divulgação

Entre os dias 05 e 09 de julho, Santa Catarina estará em destaque no automobilismo nacional, com o Transcatarina que, neste ano, alcança a 14ª edição. São cerca de 700 pessoas – entre inscritos e staff -, vindas de diversas regiões do Brasil. Com largada de Fraiburgo, serão percorridos cerca de 800 quilômetros, com destino a Jaraguá do Sul.

As outras cidades anfitriãs são Canoinhas e São Bento do Sul, levando os participantes em uma incrível viagem pelas trilhas do Vale dos Imigrantes, Vale do Contestado (Planalto Norte) e Vale dos Príncipes.

Até o momento, são 14 estados e 114 municípios representados, e entre eles está Pomerode, com Rafael José Jaques, 33 anos, inscrito na Passeio Radical 1. A categoria está com um roteiro bem diversificado para a 14ª edição, com trilhas de mata nativa, reflorestamentos, fazendas, serras, travessias de rios, além de deslocamentos por localidades de interior, com traços evidentes da colonização europeia no norte de SC.

Segundo o empresário, a expectativa para a sua segunda participação é a melhor possível. “Estamos contando os minutos para a edição deste ano, pois o evento superou minhas expectativas, no ano passado. E este ano, acredito que será melhor ainda, com novos lugares e desafios”.

Jaques estará a bordo do seu Troller, juntamente com o navegador Rafael Poltronieri, que além de fazer parte da família, é um trilheiro experiente. “Além de ser meu cunhado – casado com minha irmã, – é um grande amigo e pai do meu afilhado. Há 15 anos, eu era o ‘zequinha’ do Rafael. Hoje, invertemos os papéis mas com a mesma parceria de sempre”.

 

Foto: Divulgação

 

O piloto também conta que as maiores e melhores lembranças são, indiscutivelmente, as novas amizades que são conquistadas. “Tenho certeza de que, este ano, nossos amigos estarão novamente conosco, sempre com a expectativa de conhecer mais e mais. E isto é evidenciado nos momentos de dificuldade, onde a parceria entre todos faz qualquer desafio ser facilmente superado”.

Jaques está presente neste meio desde os 15 anos de idade, tanto que também participa de eventos motociclísticos, sempre buscando muita adrenalina por onde passa. “Se Deus me permitir, quero estar, por muitos anos, com essa galera ‘top de linha’ do Transcatarina. Agradeço aos organizadores e aos participantes da categoria Radical 1, que me presentearam, no ano passado, com o troféu que carinhosamente ocupa espaço de destaque na minha casa”, finaliza.

 

Foto: Divulgação

 

Inscrições seguem abertas

A organização do Transcatarina alerta que, para quem deseja participar do evento, ainda dá tempo. As inscrições seguem abertas e restam vagas em algumas das categorias. “Para quem ainda está indeciso ou conseguiu tirar umas férias de última hora, fale conosco que encontraremos a categoria perfeita para o participante”, convida o presidente do Caçador Jeep Clube, Bruno Gatti, entidade organizadora do Transcatarina.

“A família Transcatarina é muito grande, recebemos diversos perfis de off-roaders. A experiência que proporcionamos com as nossas aventuras são ímpares, além da confraternização e clima de amizade. Todos os nossos coordenadores capricham nos levantamentos do roteiro, tudo pensando no que os inscritos gostariam de encontrar aqui”, completa.

Além das inúmeras aventuras vividas, o Transcatarina ainda tem o lado social – bastante valorizado e bastante aguardado pelas cidades por onde passa. A cada inscrição, os participantes doam 40 quilos de alimentos não perecíveis, que são distribuídos às entidades beneficentes indicadas pelas prefeituras que apoiam o evento. A média é de 12 toneladas arrecadadas.

 

Notícias relacionadas